Valentina Rios Paredes, de nove anos, escreveu o livro “O leão que parecia uma flor” usado em aulas do Ensino Fundamental I.
Os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Cecília participaram de uma atividade especial com Valentina Rios Paredes, de apenas 9 anos, autora do livro O leão que parecia uma flor. A obra foi estudada no projeto de convivência desenvolvido pela instituição, que abordou temas como empatia, solidariedade e bullying.
Durante a atividade, que reuniu turmas dos primeiros e segundos anos, os estudantes puderam conversar com a jovem escritora sobre as mensagens do livro e se encantaram com a presença de alguém da mesma faixa etária no papel de autora. A experiência despertou curiosidade, identificação e ampliou a compreensão sobre os assuntos tratados.
“Para as crianças, ter uma criança falando sobre isso aproxima a realidade. Eles ficaram encantados com a história e pelo fato de ser escrito por uma criança. É importante estar sempre abordando esses temas para que as crianças tenham uma convivência saudável e cada vez mais a gente possa minimizar os conflitos porque eles existem, mas a gente precisa trabalhar para ir na contramão daquilo e não deixar parecer normal”, explica Denise dos Santos Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental I.
A presença da pequena escritora no colégio também incentivou reflexões sobre a questão do sonho. Para Denise, isso ensina os estudantes a não desistir do que possam almejar para o futuro. “Eu posso ser escritor, eu posso ser aquilo que eu quiser, desde que eu tenha sonho e corra atrás e vá me esforçar para conseguir tornar realidade”, finaliza.
Sobre o livro
O leão que parecia uma flor é uma obra infantojuvenil escrita com linguagem acessível e inúmeras ilustrações. A narrativa gira em torno de um leão gentil, que sofre zombarias por ser diferente, e de sua amizade com uma borboleta que o ajuda a descobrir sua verdadeira essência. A história trata com delicadeza temas como aceitação, respeito às diferenças e o valor das amizades sinceras.