Na ocasião, os alunos exerceram o papel de diplomatas e participaram de rodadas de negociação.

Os estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizaram, no dia 22 de maio, uma simulação de negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), com foco nas práticas diplomáticas adotadas para atingir diversos objetivos, como os Acordos de Comércio Internacional, voltados à ampliação de mercados para a exportação de produtos e serviços.

Coordenada pela Profa. Dra. Verônica Scriptore Freire e Almeida, a atividade aconteceu no Auditório do bloco E, às 08h.Na ocasião, os alunos foram divididos em grupos, exercendo os papéis de Diplomatas e membros da OMC, representando países e blocos econômicos estratégicos, como WTO-OMC; European Union; MERCOSUL; USMCA; SADC; CHINA; CPTPP; Russia; Comunidade Andina; CARICOM; Arab League e India.

O exercício integra os conteúdos teóricos da disciplina, que abordam temas centrais da agenda internacional contemporânea, como globalização, integração econômica, regionalismo e o comércio internacional. A simulação buscou reproduzir o ambiente das rodadas de negociação realizadas pela OMC, cuja sede fica em Genebra.

“Os alunos do terceiro semestre colocaram em prática todo o aprendizado que eles tiveram ao longo dos semestres. Através de disciplinas importantes, eles fizeram a simulação e representaram os diplomatas dos blocos, negociando várias situações comerciais para melhorarmos a integração entre o comércio internacional no nosso mundo”, ressalta a docente.

Academicamente, a simulação tem como objetivos principais o desenvolvimento de habilidades práticas em negociações internacionais, oratória, argumentação, análise de políticas comerciais e trabalho em equipe, além de trazer mais conhecimento teórico sobre o funcionamento da OMC e do sistema de comércio global.

“Foram seis meses de preparação, pesquisando muito sobre o bloco USMCA, seu passado e o presente. Acredito que essa simulação foi de extrema importância para nós, conseguimos entender o que está acontecendo no mundo. Também estimulou muito a pesquisa; nós tivemos que ir a fundo, tanto na questão política, econômica, cultural e histórica de todos os países, na forma que eles interagem”, explica a estudante Anna Beatriz Serrat Mees.

Como foi a simulação de negociações da OMC?

Durante a atividade, o grupo de estudantes que atuou como membros da OMC teve a função de analisar as posições diplomáticas adotadas pelos blocos e países, bem como verificar o cumprimento de princípios como a não discriminação comercial, o desarmamento alfandegário e a existência de barreiras às importações de produtos estrangeiros. Também foram observadas as estratégias e táticas de argumentação utilizadas pelos alunos.

Já no papel de diplomatas, os participantes negociaram, promoveram seus blocos, defenderam interesses estratégicos e até “conspiraram” positivamente para convencer os representantes da OMC de que seu bloco era o melhor exemplo tratando- se de livre comércio mundial.

Ao final, os membros da OMC apresentaram um parecer e elegeram o bloco com melhor desempenho diplomático.

* Uma nova simulação será realizada às 19 horas, com os estudantes do período noturno.

Confira: