Os nadadores da Unisanta Gabi Roncatto, Guilherme Basseto, Guilherme Caribé, Mafe Costa e Stephanie Balduccini, classificados para o Mundial de Singapura através da campanha do Troféu Maria Lenk 2025, participaram de uma solenidade no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, na manhã desta terça-feira (29). A cerimônia contou com nadadores das categorias de base, patrocinadores, imprensa e alta cúpula da Unisanta.

Além disso, também foram apresentados oficialmente os novos reforços cecilianos Anna Machado, Davi Leone, Fernando Scheffer, Deyse Barbosa, Theo Alloza e o cria da base Raul Santos.

Durante o evento, os cecilianos que irão representar a Unisanta e o Brasil no Mundial de Singapura, que acontece em julho, foram homenageados pelos seus feitos. A coordenadora de esportes da Unisanta Rosa do Carmo enalteceu o desempenho da equipe.

“Foi uma semana maravilhosa com todos vocês. A performance, o comprometimento e a responsabilidade da equipe.. É isso que esperamos de atletas de alto nível, que abraçam uma causa de uma entidade que respira natação. O meu agradecimento a todos, principalmente aos meus colegas de trabalho. Costumo dizer que ninguém faz nada sozinho, então minha gratidão é eterna para vocês. Parabéns a esses cinco nadadores que vão ao Mundial representar não só o Brasil, mas também o nosso escudo”, agradeceu a coordenadora.

Pela terceira competição seguida, os nadadores da Unisanta serão a base da natação brasileira em competições internacionais, repetindo o feito dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e do Campeonato Mundial de Piscina Curta em Budapeste. O head coach do time ceciliano Marcel Ferreira comentou sobre a sequência de convocações dos nadadores da Unisanta e a construção da equipe com novas contratações.

“É sempre gratificante poder explicar um pouco do que a gente realmente pensa e planeja. Muitas vezes só enxergamos o resultado final, mas antes dessa conclusão, ou antes da minha chegada, a Unisanta já tinha uma grande história e uma grande equipe. Eu só fui lapidando alguns pontos. Buscamos sempre olhar como a temporada termina e quais são alguns furos que nós temos. E nisso, sempre fazemos contratações que deixem o time mais forte. O principal, toda e qualquer contratação da Unisanta hoje, nós analisamos se esse atleta tem a essência da instituição. Então, o principal ponto da Natação Unisanta são essas contratações, muito mais pelas pessoas que eles são e o quanto eles somam na nossa rotina. Então, nós puxamos essa responsabilidade para a comissão técnica e damos uma tranquilidade para eles poderem competir”, concluiu.

Troféu Maria Lenk
Na edição deste ano, a equipe Principal da Natação Unisanta conquistou o vice-campeonato da competição nacional mais importante do ano, com 1.872,50 pontos, cinco nadadores classificados para o Mundial de Singapura, 36 medalhas, sendo 21 de ouro, 10 de prata e 5 bronzes, e cinco novos recordes estabelecidos.

Além disso, a equipe também foi o segundo colocado no geral feminino, com 953 pontos, e terceiro no geral masculina, com 859,50.

A Unisanta, única potência educacional da natação brasileira, é beneficiada com recursos aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, através do Projeto Natação Unisanta – Fase 4 – 1º Ano do Ciclo Olímpico 2028, processo n° 71000.028057/2024-05 e tem como investidores a Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, Porto Itapoá, BTG Pactual, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; mais a Copersucar e Fupes.