Alunos do Colégio Santa Cecília apresentaram, no dia 28 de março, a II Mostra de Ciências sobre o Corpo Humano, reunindo projetos que combinaram o aprendizado científico e a criatividade. A exposição contou com a participação dos estudantes do 5º A, B e C, que, sob orientação da professora Larissa Alves, desenvolveram trabalhos sobre os sistemas do corpo humano e o tema da sustentabilidade.

A mostra foi resultado de um trabalho interdisciplinar, no qual os alunos criaram maquetes e experimentos práticos, utilizando o conceito de sustentabilidade. “Queríamos fazer com que eles se envolvessem mais, e nada melhor do que fazer isso na prática. E aí surgiu a gente fazer maquetes, juntando com a abordagem do material reciclado”, explica Larissa, que acompanha os alunos no estudo dos temas ao longo do ano.

A preparação para a atividade envolveu uma colaboração entre a escola, os alunos e as famílias. “Primeiro fizemos toda a parte teórica com eles, e aí fui orientando, mostrando, dando alguns exemplos e aí a família é envolvida junto. É uma parceria entre a escola e a família, que vem sendo nossa amiga durante todo esse processo”, conta a professora.
Além disso, as aulas de Informática foram utilizadas para a criação de alguns projetos.

Denise dos Santos Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental I, enfatiza a importância da atividade. “Todas as crianças têm um projeto científico trabalhado ao longo do ano. No caso do quinto ano, como eles têm esse estudo sobre o corpo humano, que é uma coisa que desperta demais a curiosidade, então a gente aproveita o tema”, explica.

Segundo ela, a experiência de criar modelos e simular o funcionamento dos órgãos vai além do conteúdo teórico. “É muito diferente você falar como funciona o pulmão, o coração, e você fazer aquilo funcionar”, afirma.

A reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Dra. Sílvia Teixeira Penteado, destaca a importância da curiosidade no processo de ensino, em especial na educação científica. “A ciência se torna uma coisa natural da vida deles. A partir de experiências que eles puderam passar com a família, com amigos, no laboratório da universidade, eles recriaram, à sua maneira, como eles interpretam o corpo humano. É um ensino lúdico e educativo. Parabéns aos pais, às famílias que estão prestigiando, aos professores e aos alunos também”, elogia.

Nathan Leggieri Caribé, aluno do 5º C, comenta que o projeto foi uma experiência marcante e bem divertida. “Foi muito legal fazer esse projeto porque eu aprendi muitas coisas. Eu fiz em uma semana, eu pintei, eu coloquei as coisas e eu cortei”. E finaliza: “Eu acho que as pessoas vão ter mais informações sobre o pulmão e, se mais para a frente elas quiserem trabalhar em medicina, aí já sabem algumas coisas sobre. Eu queria mostrar isso para fazer que todo mundo aprendesse”.