Com a nova lei que proíbe o uso de celulares em sala de aula, os alunos da 3ª. série C do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília tomaram a iniciativa de criar um “Twitter Físico” para se entreterem durante o intervalo das aulas. A ação consistiu em um mural onde foram colados bilhetes com comentários feitos por todos da classe.

Os idealizadores da atividade foram os estudantes Mura Moreira, Heitor Araújo, Maria Helena Ferrari e Vinícius Guimarães. Eles explicaram que no começo era só uma brincadeira de bilhetes nos próprios cadernos, mas que depois todos da sala passaram a adotar a ideia.

A brincadeira dos alunos se tornou ainda maior, quando uma foto do mural foi publicada na rede social X (antigo Twitter), alcançando mais de 80 mil curtidas e 6,2 milhões de visualizações.

Mura Moreira, que começou escrevendo os bilhetes apenas para seus amigos, destacou: “Foi muito legal, porque a nossa sala se empenhou bastante, então todos os grupos iam ler a “timeline” ou fazer um “tweet”. Não só a sala, mas também os professores, como o de Biologia, que depois de passar a matéria, “tweetou” uma fórmula que ele passou em aula. Para nos adaptarmos mais a esse momento sem celular, fizemos isso (o mural) como uma forma de fuga”.

Já Maria Helena Ferrari foi a responsável pelo desenvolvimento e organização do mural. “Eu vi a ideia deles com os bilhetes e gostei muito, então decidi começar a ajudar nesse projeto. Desenhei o cartaz e fiz o design da plataforma”.

A aluna ainda ressaltou o apoio do Colégio Santa Cecília e os benefícios que tem visto com a atividade. “A gente conversou com a coordenadora para ver se podia e ela apoiou a nossa ideia. Isso tem ajudado na criatividade, a gente escreve mais, pensa nas ideias, faz piadas, se enturma e fortalece nossa amizade”.