Atletas da equipe Sub-20 de futebol feminino do Santos FC passaram, na manhã deste sábado (8/2) por uma série de avaliações no Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde (LAFES) do curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Os testes realizados, incluindo a calorimetria indireta, fazem parte do trabalho multidisciplinar desenvolvido para otimizar o desempenho das jogadoras.

Com essa parceria entre a Unisanta e o Santos FC, as jogadoras contam com um suporte científico para aprimorar seu rendimento, destacando a importância da interseção entre esporte e ciência na busca por melhores resultados.

A fisiologista do time, Ana Beatriz Gonçalves Oliveira, formada em Educação Física pela Unisanta, destacou a importância da estrutura do laboratório para o acompanhamento das atletas. “Hoje, trouxemos algumas atletas para o teste de calorimetria indireta, que mede a taxa metabólica basal, indicando a quantidade de calorias que elas gastam em repouso. Com esses dados, a nutricionista consegue elaborar uma dieta especializada e individualizada, ajudando a melhorar a performance de cada uma.”

Ela conta que desde o primeiro ano, já estagiava no LAFES. “Foi aqui que tive a oportunidade de realizar avaliações e me tornar monitora. Comecei avaliando atletas da natação da Unisanta, o que abriu portas para trabalhar no Santos”.

A nutricionista da equipe Daniela de Menezes Santos, também formada pela Unisanta, reforçou a relevância do trabalho integrado entre as áreas. “Com a calorimetria, conseguimos identificar a taxa de metabolismo basal das atletas e, aliada aos dados de gasto calórico durante os treinos, montamos um plano alimentar individualizado. Uma alimentação balanceada e com nutrientes adequados é essencial para a melhor performance em campo. Esse trabalho multidisciplinar, envolvendo fisiologia, educação física e nutrição, é fundamental para o desempenho esportivo.”

Daniela ser formou em 2024 no curso de Nutrição da Unisanta, fez estágio no Santos FC e este ano foi contratada para atuar com a equipe profissional e a Sub-20 feminina, como nutricionista.

Para atleta Giovanna Taxweiler, da equipe Sub 20 da Sereias da Vila, é muito importante este acompanhamento especializado. “Para mim, esse trabalho é muito importante porque os profissionais terão mais controle sobre nossos dados. Quanto mais soubermos sobre nosso corpo, melhor será o cuidado com a performance. Temos ótimas profissionais e uma estrutura excelente, e isso com certeza contribuirá para o nosso desempenho.”

De acordo com o coordenador do Lafes, professor Alexandre Galvão, essa parceria tem como finalidade conectar a Universidade ao Santos FC, trazendo ciência, educação e ensino, além de agregar valor à teoria e à prática. “Utilizamos o LAFES para realizar avaliações que vão além do âmbito do clube e também para desenvolver conhecimento, pesquisa e ciência com os dados obtidos, buscando contribuir da melhor forma possível com o Santos Futebol Clube”, finaliza.

Leia também: Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde (Lafes/Unisanta) aperfeiçoa avaliações, com novas tecnologias