O curso de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) inova, mais uma vez, ao ser o primeiro da região e o 3.ª do Estado a integrar um simulador de anestesia aos seus equipamentos já existentes. Trata-se de uma nova ferramenta educacional, que contribuirá para o aprendizado dos estudantes.
Constituído com material que representa a estrutura, anatomia e qualidade do sorriso gengival, o simulador é acoplado às cabeças de silicone (Bob) e conta com a presença de sensores com resposta luminosa, que vão facilitar o funcionamento de bloqueios anestésicos em diferentes regiões do nervo na mandíbula e na maxila do paciente.
De acordo com o Prof. Rafael Antônio de Campos, titular da disciplina de Cirurgia e Traumatologia da Unisanta, a ferramenta será utilizada pelos alunos dos 3.ºs e 4.ºs anos, no Laboratório Multidisciplinar do curso.
“O equipamento é utilizado para que os alunos tenham a perfeita noção de onde são os pontos de reparo anatômico durante uma anestesia. Temos desde os bloqueios de campo até as técnicas de bloqueios de nervo, onde eles poderão treinar após a aula de Anestesiologia”, explica o docente.
Para a coordenadora do curso, Dra. Rosângela Aló Maluza Florez, esse é mais um diferencial que a Unisanta proporciona aos alunos na preparação para o mercado de trabalho.
“É uma novidade que a Universidade entregará aos alunos de Odontologia. Somos a 3.ª Faculdade do Estado de São Paulo e a 1.ª da região a ter esse equipamento. O simulador vai facilitar muito a vida acadêmica porque o aluno vai conseguir visualizar o local correto da anestesia. Ele já treina isso em sala de aula e laboratório, em crânio seco, e agora temos mais essa tecnologia à disposição dos alunos”, afirma.