Documentário sonoro “Cinema – Um Afeto Santista”, produzido pelo LabCine – Unisanta, será lançado no dia 27/09

104

O documentário sonoro “Cinema – Um Afeto Santista”, produzido pelo LabCine – Unisanta, terá o lançamento de seu primeiro episódio no dia 27 de setembro, às 17h, com um bate-papo sobre o processo criativo e de aprendizagem da equipe do LabCine. A transmissão será ao vivo pelo canal do Cineclube Lanterna Mágica no YouTube. Os interessados podem acessar e acionar o aviso por meio deste link. A produção é fruto de uma parceria entre o Cineclube Lanterna Mágica, a produtora Ricci Filmes e apoio cultural do Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta.

A produção utiliza como objeto de pesquisa o cinema na paisagem santista e, como método de abordagem, a paisagem sonora e a fenomenologia que dão o tom da produção. O primeiro episódio conta com dois entrevistados e a inserção de conteúdos narrados e compostos pelos alunos produtores.

Ao longo da série, o público poderá ouvir relatos de artistas, roteiristas, músicos e outros profissionais, como a artista plástica Ana Kalassa, o roteirista Edison Delmiro, o fisiologista Alexandre Galvão e o músico Mauro Mariano de Assis.

A produção também é uma oportunidade de extensão universitária para os alunos de diversos cursos da Unisanta, que aplicam na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e no LabCine – Unisanta.

Nesta temporada, serão criados seis episódios, cada um deles abordando cine aspectos de uma região de Santos, da paisagem urbana, seus lugares e territórios, trazendo o afeto pelo cinema, tanto nas histórias pessoais locais, como em sua arquitetura e natureza. O documentário sonoro é uma ação conjunta com o Projeto Cinapse Cast, também produzido pelos alunos do LabCine – Unisanta.

Confira os bastidores:

>> REALIZADORES COCRIATIVOS >> >> RICCI FILMES

Produtora Audiovisual com foco na experiência do cinema expandido, com ações integradas em jornalismo transmídia, gastronomia, realidade virtual, passeios cine afetivos, palestras, exposições multimídia, workshops, oficinas, mostras de cinema, entre outras atividades relacionadas ao universo cinematográfico.

>> CINECLUBE LANTERNA MÁGICA – UNISANTA

Espaço alternativo de cinema, o Lanterna Mágica é voltado para a cultura da expansão crítica e criativa, com atividades de pesquisas, práticas com vivências e análises das narrativas imersivas no cinema expandido, na gamificação, em realidade virtual e aumentada.

>> LABCINE – UNISANTA

O LabCine é um grupo de produção e pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas, na área de Cinema e Audiovisual, ligado ao Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília. Desenvolve estudos e práticas sobre narrativas imersivas em Cinema Expandido e sua interação no espaço da Cidade Criativa, com geração de conteúdo para publicações acadêmicas e nas redes sociais sobre o tema central da pesquisa.

>> SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNISANTA

O Sistema é constituído por três Bibliotecas: Biblioteca Central (engenharia, arquitetura, administração, sistemas de informação e comunicação), Biblioteca da Saúde (área de ciências biológicas e saúde) e Biblioteca de Direito (área jurídica). Todas são informatizadas pelo sistema BNWEB da Contempory e com os recursos de consulta, renovações e reservar on-line.

O SIBi possui uma área total de 1.881,87 m2, distribuídos entre: área administrativa, acervo, salas de estudo individuais e em grupo, midiateca, espaço de leitura, sala de monografias, Centro de Estudos PAGU e o Centro de Documentação Histórica de Santos – CDHS.

CONTATOS: