Alunos de Engenharias participam de curso sobre Cortadora e Impressora 3D no InovFabLab da Unisanta

43

Na ocasião, os novos alunos aprenderam a utilizar os softwares e os equipamentos do laboratório de inovação da Unisanta

Na última terça-feira, 17/09, os calouros das Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, de Produção, Química e de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participaram de um curso sobre cortadora e impressora 3D, orientados pelo técnico responsável do InovFabLab, José Maria.

A atividade fez parte da disciplina Introdução à Engenharia Contemporânea e permitiu aos estudantes aprender a utilizar os softwares e equipamentos para a construção de maquetes e modelos.

Para a docente Nilene Janine de Oliveira Seixas, responsável pela aula, essa é uma oportunidade enriquecedora para os novos alunos terem o primeiro contato prático com o curso e a profissão. “Eu trouxe eles para fazerem o curso da Cortadora Laser e da Impressora 3D, porque, já no primeiro ano, eles fazem um projeto, uma maquete, e eles trazem isso no final do semestre para exposição”, comenta.

O InovFabLab, laboratório de inovação da Unisanta, foi inspirado na tradição norte-americana do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e é um espaço vital para todos os cursos da instituição. “As principais características dos equipamentos do laboratório são de prototipagem e simulação, envolvendo modelagem 3D, corte 2D, que demonstram a aplicação de alguns projetos. Os alunos têm os recursos, que são a cortadora 3D, responsável pela criação e o corte do material MDF, onde eles fazem a montagem”, explica José Maria.

Na engenharia, o InovFabLab é muito utilizado desde o primeiro ano até a conclusão do curso. “Os alunos fazem os seus projetos e desenvolvem o raciocínio; toda a produção é feita dentro desse laboratório. Na engenharia civil, por exemplo, eles trabalham com a metálica 3D e também com projetos de estruturas”, complementa a professora.

Estudante do primeiro ano de Engenharia Civil, Raphael Buquim, cita que gostou de conhecer o InovFabLab e que o laboratório pode proporcionar muita coisa para os acadêmicos. “Eu acho que vai ser de grande valia, pois a gente vai aprender na teoria e na prática, e aqui podemos usar durante os cinco anos de curso”.

É importante ressaltar que a utilização dos equipamentos no laboratório acontece sob rigorosas orientações de segurança, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante todo o processo, supervisão de técnicos e manuseio adequado das máquinas. “A gente sempre preza pelo uso certo, porque dá para acionar a máquina diretamente pelo computador, então a gente sempre verifica se o aluno está fazendo a forma correta do uso da máquina”, finaliza José Maria.

Confira algumas fotos da atividade: