Na ocasião, o coordenador e os docentes dos programas de mestrado e doutorado da Unisanta conversaram com o novo comandante da Capitania dos Portos de São Paulo

Na sexta-feira (30), a Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu o Capitão de Mar e Guerra Marcus André de Souza e Silva, que recentemente assumiu o comando da Capitania dos Portos de São Paulo. O principal objetivo do encontro foi conversar sobre novas propostas de pesquisa em auditoria ambiental, no âmbito do convênio existente entre a universidade e a Capitania.

Durante a reunião, que contou a presença de docentes dos mestrados e doutorados da Unisanta, a autoridade ressaltou a importância de revitalizar e expandir as iniciativas conjuntas. “A Capitania pretende colaborar com a Unisanta proporcionando acesso às suas áreas para as pesquisas realizadas na instituição”, comentou. Segundo ele, as expectativas são de potencializar os estudos para que a sociedade seja beneficiada com os melhores resultados encontrados.

O Prof. Dr. Marcos Tadeu, coordenador dos programas de mestrado e doutorado Stricto sensu da Unisanta, também participou da reunião e enfatizou a relevância da colaboração com a Marinha. Segundo o docente, a universidade já mantém uma sólida parceria com a capitania há mais de uma década.

“O Porto de Santos tem um impacto muito grande em toda a região, e essa interação científica com a Marinha sempre foi muito proveitosa. Pode ajudar a parte de vegetação costeira, de poluição, de impacto ambiental causado pelos navios e toda a logística”, diz.

O docente ainda lembrou dos projetos realizados na Unisanta. “Podemos auxiliar com a expertise do nosso corpo docente, do nosso laboratório de pesquisa que tem toda essa relevância nacional e internacional perante as pesquisas que os professores de mestrado e doutorado têm feito nesses anos todos aqui na Universidade”, finaliza.

O encontro também teve como intenção dar continuidade à longa parceria e iniciar novos projetos que poderão ser submetidos a agências de fomento como o CNPq e Fapesp. Com a chegada do novo comandante, a expectativa é que a cooperação se torne ainda mais produtiva, trazendo avanços na pesquisa científica e na preservação ambiental.

Unisanta e Capitania dos Portos alinham novos projetos para a área ambiental