Curso de Nutrição da Unisanta recebe nota máxima em avaliação do MEC, no reconhecimento

220

O curso de Nutrição da Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), alcançando o conceito, em uma escala de 1 a 5. A comissão avaliadora elogiou diversos aspectos do curso, incluindo a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura, destacando a qualidade da formação oferecida.

Para a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Santa Cecília, Dra. Caroline Simões Teixeira Perrella, a conquista da nota máxima na avaliação pelo curso de Nutrição é motivo de grande orgulho para toda a nossa comunidade acadêmica. “Essa nota reflete o compromisso contínuo da universidade em oferecer uma formação de excelência, que prepara nossos alunos para serem profissionais de destaque no mercado de trabalho. O reconhecimento da nossa qualidade, com práticas pedagógicas inovadoras, reforça nossa missão de formar profissionais capacitados e engajados em promover a saúde e o bem-estar da sociedade.”

“Agradecemos a todos que contribuíram para esse resultado excepcional e reafirmamos nosso compromisso em continuar inovando para manter a Unisanta como uma referência na educação superior”, finaliza a diretora.

A coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Ma. Angela de Oliveira Godoy Ilha, enfatizou que a obtenção da nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) é um marco para a universidade, sendo um reflexo da excelência do curso. “Essa é uma nota extremamente importante, visto que, quando você se propõe a abrir um curso autorizado pelo MEC, essa autorização precisa ser validada”, afirmou. Segundo ela, a nota 5 indica que o curso atendeu aos requisitos e se destacou na sua melhor proposta de ensino, sendo reconhecido pela qualidade superior.

Elogios dos avaliadores

Durante a avaliação, a comissão identificou estratégias eficazes para a integração entre ensino e mercado de trabalho, alinhadas às competências previstas no perfil dos egressos. A relação estreita da Unisanta com o sistema público de saúde e com diversos hospitais e empresas da região foi apontada como um diferencial, facilitando a oferta de estágios e práticas que complementam a formação dos alunos. A Clínica Escola de Nutrição, que atende a população local, e a relação aluno/docente, com no máximo quatro estudantes por preceptor, foram destacados como pontos fortes do curso.

A infraestrutura do curso também foi elogiada, com ênfase nos laboratórios multidisciplinares e específicos, que estão bem equipados para as atividades práticas. A instituição disponibiliza recursos tecnológicos adequados, incluindo um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que facilita a interação entre alunos e professores, além de oferecer suporte acadêmico robusto.

Em relação ao corpo docente, todos os professores possuem vasta experiência profissional e produções acadêmicas relevantes nos últimos três anos, o que contribui para a qualidade do ensino. Além disso, há incentivo à participação dos alunos em intercâmbios, projetos e estágios, com ou sem remuneração, bem como acesso gratuito a academias e aulas de natação no campus.

A gestão do acervo bibliográfico do curso também foi avaliada positivamente, com políticas claras para a conservação, preservação e atualização dos materiais, assegurando que as necessidades dos alunos e docentes sejam atendidas. O plano de contingência do acervo garante a qualidade e a quantidade adequadas de títulos disponíveis.

Angela também ressaltou que nenhum outro curso de Nutrição nas universidades particulares da Baixada Santista alcançou a nota máxima, posicionando a Unisanta como pioneira na região. O feedback positivo, segundo ela, é resultado da infraestrutura, as práticas e metodologias adotadas ao longo do curso, como os projetos interdisciplinares e as atividades de extensão.

“O ponto forte abordado, que foi nota 5 nos subitens, foi o entusiasmo dos alunos”, revelou. Ela também enfatizou que a experiência acadêmica e profissional do corpo docente foi amplamente reconhecida na avaliação. “A gente teve um feedback muito bacana para entender que estamos no caminho certo”, concluiu.