Lucas Celestino, ex-aluno de Engenharia de Computação, é product owner na multinacional Ambev

324

Formado em Engenharia de Computação pela Unisanta, Lucas Celestino hoje atua na multinacional Ambev, uma das líderes mundiais em produção de bebidas. Parte do grupo Anheuser-Busch InBev (AB InBev), a companhia, sediada em São Paulo e atualmente com operações em 16 países, é responsável por uma extensa gama de marcas e bebidas líderes de mercado, como refrigerantes, energéticos, sucos, cervejas, chás e águas.

Na empresa desde fevereiro de 2020, Lucas ocupa o cargo de “product owner”, função que envolve, entre outras obrigações, definir e priorizar quais melhorias e recursos serão implementados em um determinado produto, sistema ou projeto, incluindo a avaliação da qualidade final do trabalho desenvolvido.

“Sou responsável por coordenar a evolução e a manutenção da frente de acesso a dados da empresa. Se algum usuário da companhia precisar se conectar ao repositório de dados da Ambev, por qualquer motivo que seja, sou responsável por liderar a frente que definirá as ferramentas, processos e governança para que esse consumo dos dados seja feito da melhor maneira possível”, explica o ex-aluno. Ele entende que o maior desafio enfrentado em seu trabalho, até aqui, seja justamente a gestão de expectativas. “No dia a dia, os interessados nas informações sempre vão querer mais velocidade e qualidade, então é preciso chegar num acordo do que vai ser priorizado, que é a parte mais desafiadora”.

Entre os principais valores da Ambev com os quais mais se identifica, Lucas aponta a cultura de enxergar a multinacional como “uma companhia de donos(as), que lideram pelo exemplo e se responsabilizam pelos resultados”. “Aqui, as pessoas genuinamente se responsabilizam pelo resultado que suas ações geram e pelos problemas que precisam resolver. Desse modo, não há demanda que seja tratada de maneira superficial, pois os colaboradores entendem sua parte no todo e assumem a responsabilidade pelo que fazem. Além disso, nos preocupamos em ser exemplos para os outros colaboradores”, detalha.

Enxergando a Unisanta como mais do que um lugar onde assistia às aulas e fazia provas, Lucas acredita que a instituição foi muito importante para a sua formação. “Foi o ambiente que me permitiu participar de congressos, desenvolver iniciação científica, fazer um intercâmbio, o qual foi fundamental no aprendizado do inglês, e ingressar numa empresa alinhada aos meus valores”, comenta, destacando que o maior desafio que enfrentou como estudante foi justamente o seu trabalho de conclusão de curso (TCC). “Quis fazer algo que resolvesse um problema real e que me permitisse experimentar ferramentas que eu não utilizava no meu cotidiano. Desse modo, tive que me desafiar bastante para conseguir aprender novas tecnologias e pensar em como fazer com que elas resolvessem um problema real do meu usuário final. Felizmente, o esforço foi recompensado e meu grupo venceu o CONIC [Congresso Nacional de Iniciação Científica) com esse projeto”, finaliza Lucas, que pretende seguir evoluindo e se capacitando na carreira de Gestão de Produtos, o que inclui realizar, neste ano, pelo menos três cursos relacionados ao tema.

Fonte: https://engenharia.unisanta.br/computacao/noticias/lucas-celestino-ex-aluno-de-engenharia-de-computacao-e-product-owner-na-multinacional-ambev/

Confira a trajetória de sucesso de outros alunos e ex-alunos da Unisanta aqui.