OUTROS  MOTIVOS PARA ESTUDAR FISIOTERAPIA NA UNISANTA:

– A Clínica de Fisioterapia da Unisanta, que já era modelo para o País,  ampliou e atualizou seus espaços e  todos os seus equipamentos em 2019, em benefício dos alunos, que aprendem  na prática  e atendem gratuitamente a comunidade, sob a supervisão de professores.

– Entre as melhorias está a inauguração do 1°Ambulatório de Fisioterapia e Recuperação Funcional de Hemofílicos do Litoral Paulista, em parceria com o Rotary Club de Santos – Porto e a Fundação Rotária Internacional, em uma área ampliada. O projeto é instalar um Centro Metropolitano de Recuperação Funcional.

O Centro ampliará as atividades da Clínica da Unisanta, criando os seguintes ambulatórios: de Fisioterapia em Doenças Hematológicas, como Hemofilia e Anemia Falciforme, entre outras; Ambulatório de Recuperação Funcional Cardiopulmonar; Ambulatório de Pilates; Ambulatório de Osteopatia e Terapia Manual;

– Equipamentos para tratar diversas patologias foram substituídos por outros importados da mais alta tecnologia, como aparelhos Life Fitness, macas motorizadas, aparelhos de eletroterapia, entre outros.

– Foram ampliados os ambulatórios de Fisioterapia Esportiva, Ambulatório de Medicina Tradicional Chinesa; Ambulatório de Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica;  Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional do Adulto, Ambulatório Neurofuncional Pediátrico; Ambulatório de Prótese e Órtese; Ambulatório de Aparelho Locomotor; Ambulatório de Fisioterapia Dermatofuncional.

Aprovação em concursos – O currículo inovador e a qualidade do corpo docente contribuem para a aprovação dos ex-alunos nos principais concursos do País, em Especialização e Residência Multiprofissional. Entre eles, INCOR, Hospital das Clínicas, Emílio Ribas, Albert Einstein, USP, Unicamp, Unifesp, AACD e Fundação Getúlio Vargas. Há ex-alunos trabalhando ou fazendo especialização na Itália, Suíça, Espanha, EUA e Canadá, além de mestrados e doutorados.

– Ex-alunos trabalham ou fazem especialização e mestrados na Itália, na Suíça, Espanha, EUA, Escócia e Canadá, entre outros países. .O exemplo mais recente é de Yasmine  Saito, que, aos 23 anos, foi aprovada em cinco mestrados: da UniversityofGlaslow , da Queen Mary Universityof London, Oxford Brookes (Inglaterra), La TrobeUniversity  (Austrália)  e Maastricht University (Holanda). Optou por Glasgow.

Professores – Docentes se destacam  fora do País. A drª Cláudia de Oliveira ministrou  curso sobre Fisioterapia Obstétrica na Universidade McGill, em Quebec, no Canadá (2018).

– Oito estudos feitos por cinco ex-alunos e/ou professores com idosos da cidade de Santos foram selecionados para o maior congresso do mundo de pesquisas sobre demência, a  Conferência Internacional da Associação de Alzheimer em 2018,  em julho,  nos Estados Unidos. A prof.a  drª Sheila Sheila Borges coordenou os trabalhos.

– O Centro de Referência a Amputados na Clínica de Fisioterapia da Unisanta, único na região, atende pessoas do Litoral Norte ao Vale do Ribeira, segurados da Previdência Social.  O Centro foi  finalista do Prêmio Comunidade em Ação (2018).

– Alguns professores participam de eventos esportivos internacionais, como o prof. Marco Antônio Ferreira Alves, convocado pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas, para ser um dos classificadores no Campeonato Sul-Americano da modalidade. Ele tem atuado como fisioterapeuta em Paralimpíadas.

– Participação no Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), nomenclatura internacional para inventos, produtos e processos que melhoram a qualidade de vida das pessoas necessitadas. Com as faculdades de Engenharia e demais integradas do NTA, o curso de Fisioterapia Unisanta tem criado equipamentos inovadores para amenizar o sofrimento e auxiliar no tratamento de portadores de alguma disfunção.

Funções – O fisioterapeuta é indispensável para o tratamento e prevenção de muitas doenças e lesões causadas por acidentes, má-formação, deficiências físicas, funcionais ou vícios de posturas. Atua na recuperação de portadores de distúrbios ortopédico /traumatológicos,  neurológicos, cardíacos e respiratórios, entre muitas habilidades.

Os alunos encontram infraestrutura de ponta e corpo docente altamente qualificado, visando preparar profissionais  capacitados para o mercado de trabalho,  tão necessário em clínicas, hospitais e departamentos médicos de clubes.

UTI e enfermaria – As atividades práticas de Fisioterapia em Enfermaria Geral e UTI são realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Santos e no Hospital Beneficência Portuguesa de Santos, além de várias instituições da região que são atendidas pelos estagiários e professores da Unisanta. Atletas de alto nível de Santos (cerca de 500 por ano) são atendidos no setor de Fisioterapia Esportiva.

Estágios curriculares – É a única Faculdade de Fisioterapia do País a oferecer dois anos de estágios curriculares. Os alunos iniciam vivências práticas desde o primeiro ano do Curso, aumentando o nível de complexidade, a cada ano.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Hospitais, clínicas, consultórios, academias, clubes esportivos e docência, tanto em serviços particulares quanto públicos, atuando na prevenção, tratamento e recuperação de sequelas físico-funcionais e de perda de mobilidade.

Área: CIÊNCIAS DA SAÚDE

Duração: 5 anos (10 semestres)

Período: Diurno e Noturno