A Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu, na sexta-feira (29/7), às 18h30, a visita do embaixador da Itália no Brasil e do cônsul geral no País, respectivamente, Antonio Bernardini e Michelli Pala. Na oportunidade, as autoridades conheceram as instalações esportivas da Unisanta que estão sendo utilizadas pela delegação italiana no período de aclimatação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Antônio Bernadini ficou entusiasmado com o que viu.   “A estrutura é magnífica, estão todos contentes e felizes de estar aqui. Estão todos bem,  afirmou. O Cônsul Geral da Itália Michele Pala, durante a reunião de professores, no  auditório do Bloco E, também elogiou a Unisanta.  “É emocionante estar aqui, sentir esse carinho pela equipe da Itália, de saber que existem tantos descendentes italianos em Santos. Torçam pela gente também, acrescentou.

O  Coordenador da delegação, Stefano Rubaudo, reiterou declarações anteriores. “O  Campus da Unisanta é o melhor em que a equipe já esteve. “Está tudo perfeito. Aqui, na Unisanta, há um casamento perfeito entre cultura e esporte, que é difícil ver no Brasil. Desde o primeiro momento em que estive aqui, há 4 anos)  vi que não teria problemas”

Os visitantes foram  recepcionados pela alta direção da Unisanta, composta pela reitora, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, pela a presidente, Profa  Dra. Lúcia Maria Teixeira e pelo pró-reitor Administrativo, Dr. Marcelo Teixeira.

A Unisanta foi uma das três instalações desportivas credenciadas em Santos, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a receber atletas e comissões para treinamento no período pré-jogos. O Complexo Poliesportivo da Unisanta foi escolhido como local de treinamento de quatro países que participarão do Jogos Olímpicos. As seleções da Itália (natação, triatlo e maratona aquática), Rússia (maratona aquática) e Eslovênia (natação e triatlo) já estão utilizando as instalações da Unisanta. A do Japão (maratona aquática) chegará no dia 3/8.

Aclimatação e estrutura – Em maio de 2015,  Stefano Rubaudo  já havia declarado que a Instituição era o local ideal para o treinamento dos atletas europeus. “É uma das poucas piscinas cobertas do Brasil e tem a possibilidade de abrir e fechar o teto. Além disso, a Cidade fica perto do Rio de Janeiro, é tranquila e não tem a periculosidade de São Paulo, sem falar do clima, parecido com o do Rio. Por isso que é a situação ideal para treinarmos aqui”, destacou Rubaudo.

Os italianos vieram a tempo de se aclimatar de maneira ideal, segundo ele. “Chegamos com cinco horas de fuso horário. Para cada hora de fuso horário é necessário um dia para adaptação. Os outros dias servirão para a parte final do polimento. Assim, chegaremos ao Rio com o menor desgaste possível para a entrada na Vila Olímpica”, explicou.

Destaques italianos – A delegação italiana tem cerca de 70 pessoas, é a maior que está na Cidade. Os destaques da seleção italiana de natação são Gregório Paltrinieri, ouro nos 1500 metros livre e Campeão Europeu em Londres (2016). Sua meta é conquistar a medalha de ouro e o recorde mundial na modalidade, na Rio 16; Federica Pellegrini, atual recordista mundial e campeã olímpica em Pequim/2008 nos 200 metros livre; Marco Orsi – prata nos 40 metros livre no último Mundial de Piscina Curta, está se recuperando de uma lesão.