Seis trabalhos de professores e alunos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) serão apresentados no IV Congresso Brasileiro de Pesquisas Ambientais e Saúde (CBPAS 2004), que será realizado em Santos, no mês de julho. Além de exibidos, os estudos serão publicados nos anais do Congresso e divulgados internacionalmente.

Trabalhos – Serão apresentados os estudos: Flora de Ipanema – Patrimônio industrial, ambiental e arquitetônico do Brasil, de autoria do professor de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTA, Luiz Nunes, e do aluno Marcelo Coelho de Campos.
Um Estudo do Transporte de Sedimentos na Baía de Santos – Recuperação da Praia do Gonzaguinha em São Vicente – SP, foi o tema desenvolvido pelos professores Gilberto Berzin e a engenheira Alexandra F. P. Sampaio, do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade (NPH) e pelo engenheiro José Cambel da Hidromod, em Portugal. O trabalho trata dos processos de recuperação e erosão da faixa de areia da Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, que ao longo dos anos vem diminuindo.
O engenheiro José Roberto Abbud Jorge, professor da Faculdade de Engenharia, falará sobre sua dissertação de mestrado apresentada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), feita em conjunto com a UNISANTA. O tema é Estudo da Viabilidade de Instalação de Piscinas Solares para Produção de Energia Elétrica. O objetivo é a avaliação do aproveitamento de piscinas térmicas como fonte primária para produção de energia elétrica, bem como a sua utilização em locais apropriados, em especial para comunidades de difícil acesso aos sistemas convencionais de energia.
A equipe do Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade apresentará três trabalhos no CBPAS 2004. Avaliação da Toxicidade de Águas Superficiais e de Fundo de uma Área Próxima à Desembocadura do Estuário de Santos é o nome do estudo desenvolvido pelos biólogos e professores Camilo D. Seabra Pereira e Ligia G. Furquim, pelos biólogos Matheus M. Rotundo e Aline Iannuzi; além do engenheiro químico Aldo R. Santos e da estudante de Engenharia Química da Universidade, Nathália L. Ferraz.
O biólogo Camilo D. Seabra Pereira também exibirá, junto ao professor Denis M. S. Abessa, da Universidade Estadual de São Paulo e ao ambientalista Marcos B. Machado, da Associação Twin de Proteção e Educação Ambiental, o tema: Toxicidade de Água Coletada na Região do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos: Dados Preliminares.
A Indústria de Fertilizantes Fosfatados, a Geração de Fosfogesso e as Soluções para este Resíduo Industrial foram o objeto de estudo do engenheiro químico e professor da UNISANTA, Aldo R. Santos, em parceria com o engenheiro mecânico Rogério J. da Silva, da Universidade Federal de Itajubá. O trabalho também será apresentado no Congresso.