O jornal afirmou que o atleta “é o grande nome do Brasil na natação nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires”.

O nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e da seleção brasileira, André Calvelo, teve sua carreira e sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude abordados em matéria da seção de esportes do site do Jornal O Estado de São Paulo. O conteúdo foi produzido pelo jornalista Paulo Favero e publicado nesta terça-feira (9) no site do veículo e também nas redes sociais do Estadão.

“O grande nome do Brasil na natação nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires”, afirmou o repórter, logo na abertura. Ele menciona que Calvelo  ganhou, em sua estreia na competição, uma medalha de prata no revezamento 4 x 100m livre misto, ao lado de Lucas Peixoto, Rafaela Raurich e Ana Carolina Vieira.

O texto informa que,  nesta terça-feira (9),  o nadador disputa as eliminatórias dos 50 m livre e o revezamento 4 x 100 m livre masculino.  Em seguida haverá a disputa dos 100m livre, uma “especialidade do atleta”.  O sonho do atleta é chegar a quatro pódios, um recorde para o Brasil.

Outros detalhes além da disputa dos Jogos da Juventude também são apontados pela matéria. Como, por exemplo,  o início da carreira de André Calvelo, que declara que começou a nadar por questões de segurança.

O começo

“Minha família nunca teve uma renda boa, e,  com 4 ou 5 anos,   fomos numa casa com piscina. Meus pais colocaram um portão de cachorro para a gente não entrar, mas quando viram já era tarde demais, eu e meu irmão já estávamos na água. Então eles decidiram que a gente tinha de aprender a nadar”, contou André, que disse ter tomado aos 14 anos uma decisão que guiaria a sua vida de atleta até o momento.

“Toda minha família é de esportistas. Eu joguei no Santos, mas via que a diferença para o meu irmão no futebol era enorme. Percebi que não era minha área e optei pela natação”, disse o nadador da Unisanta.

André Calvelo possui um canal no Youtube, de nome “Calvelo Crazy”. A publicação conta que o último vídeo colocado é o de quando o atleta chegou na concentração do Time Brasil antes dos Jogos da Juventude começarem. Visivelmente emocionado, André diz que seu pai e sua mãe foram com ele para a Argentina o apoiar.

“Minha mãe e meu pai vieram. É emocionante, ouvi eles gritando, fico sem palavras. Quando foi a medalha na hora do pódio, passa na cabeça tudo que foi treinado em Santos e no Rio. Valeu a pena e está valendo”, disse Calvelo. No final, afirmou que é um desafio conquistar quatro medalhas,  mas admite que irá brigar por isso em todas as provas.

Confira a matéria na íntegra.