Especialistas participarão de mesas-redondas, debates, fóruns e oficinas

Com a presença de autoridades nacionais em Educação, Filosofia, Sociologia, Psicologia e Antropologia, terá início no próximo sábado, dia 28/8, no auditório do bloco E, o 2º Encontro do Proeducar (Programa de Incentivo à Educação de Valores e Cidadania), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

A abertura será às 8h30, com a presença da reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, e da diretora-presidente, profa. dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani. Na oportunidade, o músico Fernando Pastorello Branquinho fará um solo de violino.

O Proeducar tem como objetivos: resgatar os valores humanos no processo de formação do cidadão e disponibilizar a prática da cidadania e o trabalho voluntário para os discentes, docentes, acadêmicos de diversas áreas e voluntários da comunidade, estimulando a responsabilidade social.

Programação – Às 8h45, no auditório do bloco E, o Proeducar homenageará a Secretaria de Educação (Seduc) e o Fundo Social de Solidariedade das “Cidades Irmãs”, que engloba Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe, com a apresentação da bailarina do grupo Atrium Cia de Dança e aluna da Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP) da UNISANTA, Shirley Gonçalves Marinho, com direção e coreografia de Mirian Carbonaro.

No térreo do bloco E, das 9h às 9h30, haverá as apresentações de Pôsteres . Essa parte do evento é aberta ao público. Os interessados deverão consultar o regulamento e efetuar inscrição antecipadamente.

Das 9h30 às 12 horas, no auditório, será debatido o tema Dilemas e caminhos da educação de agora e do futuro . Participarão da mesa redonda o professor doutor Carlos Rodrigues Brandão, PhD pelo Instituto de Etmologia Cultural pela Universidade de Perugia, Itália; Danilo Di Manno de Almeida, doutor em Filosofia pela University de Paris, coordenador do Núcleo de Formação Cidadã e professor de Mestrado em Educação e de Filosofia da UMESP; Décio de Azevedo Marques de Saes, doutor em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e professor de Mestrado da UMESP; Maria Leila Alves, doutora em Psicologia da Educação pela Unicamp, componente da equipe técnica pedagógica do Instituto Paulo Freire; e Tadeu dos Santos, doutor em Ciência da Religião pela UMESP, psicopedagogo, além de docente da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA. O mediador do debate será o antropólogo Darrell Steven Champlin, membro da Academia de Ciência de Nova York e professor pesquisador da UNISANTA.

A programação continua no período da tarde, das 13 às 14 horas com a showlestra Eletricidade não tem cheiro e não tem cor , a cargo do funcionário da AES Eletropaulo, Fábio Costa, conhecido como tio fio, no auditório do bloco E.

Das 13 às 15 horas serão realizadas as oficinas: A mágica linguagem dos sentidos e a deslumbrante transformação na arte de ensinar , com a pedagoga e mestre em Programação Neurolingüística, profa. Louizette Maria Coelho Pinto, na sala 314 do bloco E; Vivendo valores na educação , com a pedagoga e arte-educadora Wanda Moreira Canto, na sala 313 do bloco E; e De longe todas as estrelas parecem iguais… , com a integrante do Proler/BS/UNISANTA, profa. Teresa Emília Giangiulio, na sala 311 do bloco E.

Percepção Corporal é o tema da Vivência que acontece no Ginásio Laerte Gonçalves, a cargo da fisioterapeuta Kirsti Aagesen Garcia, especialista em linguagem corpórea pela Unicid e supervisora da Unidade Ambulatorial do Hospital Amaral Carvalho (HAC).

Das 14 às 15 horas haverá, simultaneamente, as oficinas: Matemoteca , com a pedagoga, Luciana Arruda Campos Rodrigues, na sala 312 do bloco E; Você faz você brinca , com o artista plástico Marcos Fabiano Lopes, sob orientação da também artista plástica e profa. da Faculdade de Educação Artística da UNISANTA, Lídice Romano de Moura.

Haverá ainda a oficina Cidadania através da reciclagem , pela artista plástica Maria de Fátima P. Gonçalves, no térreo do bloco A; Improvisando , com o discente da Faculdade de Educação Artística, Alexandre Ribeiro dos Santos, orientado pela professora Lídice Moura, na sala 315 do bloco E, e Dançando e resgatando valores com a pedagoga e educadora social Irene Penteado Cotrin e a psicóloga Suzana Menezes, na sala 316 do bloco E.

O Grupo Corpoético apresentará a performance Auto da Paixão , sob direção e criação da artista plástica e mestranda em Educação, professora Maria Inês Breccio, às 15 horas, no térreo do bloco E.

Das 15 às 15h30 serão apresentados pôsteres, no térreo do bloco E, e às 15h30, no 3º andar do bloco E serão apresentadas oralidades.

A partir das 16 horas, serão apresentados diversos fóruns. Os interessados poderão assistir ao debate Formação Escolar e Cidadania , a cargo dos professores doutores Décio de Azevedo Marques de Saes e Maria Leila Alves, na sala 316, do bloco E; Corpo e Cidadania , com a professora mestre Rose Maria de Souza, educadora física, bailarina e coreógrafa, na sala 316 do bloco E.

Educação Inclusiva será o tema debatido na sala 314 do bloco E, pela professora Marina da Silveira, sub-coordenadora da Comissão Gestora do Conselho Regional de Psicologia CRP-6 Sub-sede de Santos. Na sala 311 do bloco E, a mestranda em psicologia e docente da Pós-Graduação em Psicopedagogia e professora da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA, Luci Mara da Silva Lundin, é responsável pelo fórum Desempenho escolar e participação da família .

Na sala 312 do bloco E, A Pedagógica e suas relações com Ética e Justiça será o tema debatido pelos professores Luiz Meirelles, mestrando em Filosofia pela PUC-SP; Paulo César Gomes de Souza, mestrando em Filosofia pela UNICAMP, e Valter Pereira Appas, especialista em História Econômica do Brasil. O Dr. Danilo Di Manno de Almeida falará sobre Hábitos e Valores , na sala 313 do bloco E.

Encerrando a programação, às 16 horas, no Ginásio Laerte Gonçalves será apresentada a vivência Jogos Cooperativos , com a equipe do projeto Cooperação. Serão atividades que visam apresentar diferentes maneiras de realizar uma Pedagogia da Cooperação.

Inscrições – Poderão participar do 2º Encontro do Proeducar , profissionais da área da educação, entre eles, professores, educadores, pedagogos, gestores e voluntários do terceiro setor.

Os interessados deverão efetuar inscrição no site www.unisanta.br/proeducar ; pessoalmente, das 14 às 17 horas, na rua Lobo Viana, 67 (bloco M – sala 125); ou pelo telefone 3202-7100, ramal 141. Para apresentar pôsteres ou oralidades, os participantes deverão fazer a inscrição nos locais acima, respeitando o regulamento que se encontra no site .

Na entrada do evento, os participantes deverão trazer qualquer tipo de material escolar novo.