Resgatar o homem integral, educando-o em todas a suas potencialidades. Essa é a proposta da Pedagogia Espírita, tema do curso Lato Sensu – Especialização em Novas Abordagens em Educação – Pedagogia Espírita oferecido pela Universidade Santa Cecília – UNISANTA. As inscrições para a turma com início em agosto deste ano estão abertas.

A coordenadora do curso, profa. Dra. Dora Incontri, explica que o público-alvo não se limita a adeptos da doutrina espírita. “Trata-se de um conhecimento interdisciplinar, incluindo também, mas não só, a visão moral e religiosa, na própria prática pedagógica”.

Comenta ainda a professora, mestre e doutora em História e Filosofia da Educação pela USP, além de Pós-doutora nessa área pela mesma instituição, que o Lato Sensu da UNISANTA pretende “mostrar uma meta mais alta para a Educação”, do que apenas o mercado de trabalho. “Buscamos apresentar tanto uma resposta às ansiedades pedagógicas do presente momento histórico quanto uma proposta epistemológica coerente para a atual crise de paradigma”.

De acordo com a coordenadora, a especialização nessa área possibilita ampliar conhecimentos para uma atuação profissional mais densa. “A Pedagogia Espírita, respeitando a dimensão espiritual do homem, insere-se plenamente na cultura brasileira – eminentemente religiosa – ao mesmo tempo oferecendo uma alternativa, que pode desbravar novos rumos”.

Programa – O curso terá 376 horas/aula ministradas aos sábados, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h. Entre os temas abordados estão: Filosofia da Educação, Ciência e Espiritismo, Religião e pós-modernidade, História da Educação, Filosofia Espírita, Ensino inter-religioso, Didática interdisciplinar, Estética e Educação, Metodologia Científica, Psicologia Espírita da Educação; História da Educação Brasileira e da Educação Espírita; Didática Interdisciplinar; Prática Pedagógica Espírita.

Estão programados tópicos especiais como Filosofia para Crianças; Tecnologia, Arte e Educação; Ensino Inter-religioso; Arquitetura e Educação; Espiritismo para Crianças; e Educação para a Morte.

Corpo docente – Além da professora Dra. Dora Incontri, ministram aulas os professores Alessandro Cesar Bigheto, pedagogo e mestre em História da Educação pela Unicamp; Alexander Moreira de Almeida, médico psiquiatra, com doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da USP e Pós-doutorando pela Duke University (EUA). Almeida é fundador e coordenador do Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos do Instituto de Psiquiatria da USP, além de diretor técnico e clínico do Hospital João Evangelista.

Franklin Santana Santos, doutor em Medicina pela USP e pós-doutor em Psicogeriatria pelo Instituto Karolinska, na Suécia; João Francisco Regis de Morais, mestre em Filosofia Social, doutor em Educação e Livre Docente em Filosofia da Educação; José Queiroz, mestre em Teologia e doutor em Direito Canônico pela Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma; a pedagoga Priscila Grigoleto Nacarato, mestre e doutoranda em História da Educação pela USP, entre outros mestres e doutores.

Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita – De 7 a 10 de setembro, a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita (ABPE) promove, com apoio da UNISANTA, o 2º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita. Educadores internacionais e nacionais irão ministrar palestras e oficinas no evento, entre eles o prof. José Pacheco, da Escola da Ponte – Portugal, e o prof. Dr. Przemystaw Grzybowski, da Polônia. Outras informações pelo site www.pedagogiaespirita.org.br ou pelos telefones: (13) 3227-6376 e (11) 4032-8515, na ABPE.

Inscrições e informações sobre o curso Lato Sensu – Especialização em Pedagogia Espírita, na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNISANTA, que fica na Rua Cesário Mota, 20 ou pelos telefones (13) 3202-7104 e (13) 3202-7114 ou pelo e-mail posgraduacao@unisanta.br. Pré-inscrições pelo site www.unisanta.br/posgraduacao. Interessados podem obter Financiamento da Caixa Econômica Federal para realizar o curso.