No próximo sábado, dia 3, a partir das 12 horas, a piscina olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) se transformará em trajeto da II Competição de Pedalinhos, projetados e construídos por alunos da Faculdade de Engenharia Industrial Mecânica da Instituição.

Trata-se de um projeto de pesquisa da disciplina Resistência dos Materiais, desenvolvido pelos alunos do 6º semestre do Curso, com o objetivo de incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e, principalmente, possibilitar a aplicação da base teórica de Física, Cálculos e Resistência dos Materiais em uma atividade prática.

De acordo com o prof. Carlos Alberto Amaral Moino, coordenador do Curso, o projeto é um desafio para os alunos do período noturno, os quais trabalham, em sua maioria, no período diurno. “Nesse momento, saber atuar em equipe, num curto espaço de tempo, é fundamental”.

O relatório a ser apresentado deve conter todos os cálculos da estrutura do pedalinho, além de cálculos de empuxo, momento das forças hidrodinâmicas, entre outros. A nota final de cada grupo levará em conta ainda o desempenho dos pedalinhos na piscina.