DIREITO | NOTA 5 (MÁXIMA) DO MEC PELA RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO. 4 ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE.

OUTROS MOTIVOS PARA ESTUDAR DIREITO NA UNISANTA:

– Iniciativas pioneiras no País. A última foi o Observatório do Migrante, em 2018.

– Primeira Faculdade de Direito no Brasil e provavelmente no mundo a instalar, em 2013, posto avançado do Juizado Especial Cível no Terminal de Passageiros do CONCAIS, no porto de Santos, em parceria com o Tribunal de Justiça, prestando orientação jurídica àqueles que embarcam nos cruzeiros marítimos na temporada de navios.

– primeira no País a firmar parceria para estágio dos alunos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde os alunos podem fazer o primeiro atendimento ao segurado.

– Outros estágios no Juizado Especial Cível no porto e na cidade de Santos; no Escritório de Assistência Judiciária, que atende a população carente na área de Direito da Família; no PROCON, atendimento ao consumidor.

– maior biblioteca física da Região Metropolitana da Baixada Santista, além de centenas de livros e periódicos virtuais que podem ser acessados pelos alunos, gratuitamente, graças às parcerias com as editoras Saraiva e Revista dos Tribunais.

– aprendizagem na prática, orientada por renomados  juízes, doutores e mestres.

–  destaques nos exames da OAB e em concursos públicos.

Elogios do MEC – O curso de Direito da Unisanta foi aprovado pelo Conselho Federal da OAB no dia 10 de dezembro de 1996, sendo o único na oportunidade, entre dezenas de solicitações. Desde então, a Faculdade de Direito vem se destacando pela alta qualidade de seu corpo docente, que conta com professores titulados e uma infraestrutura excepcional, além de um projeto pedagógico inovador, o que lhe garantiu a nota máxima conferida pelo MEC a um curso de ensino superior (nota 5).

A Faculdade de Direito da Unisanta recebeu, do Ministério da Educação (MEC), a nota máxima 5 (numa escala de 0 a 5) pela Renovação de Reconhecimento do Curso, em julho de 2015. Os avaliadores elogiaram a Organização Didático-Pedagógica, o Corpo Docente e a Infraestrutura.

O relatório do MEC mencionou experiências consideradas inovadoras, o corpo docente com elevado número de mestres e doutores membros de carreira jurídica, em diversas áreas do Sistema de Justiça, e a contribuição na área intelectual e científica.

Produções acadêmicas e científicas – O Núcleo de Prática Jurídica prepara os alunos para o ingresso na vida profissional. Permite o ensino continuado, uma vez que mantém cursos de especialização na área jurídica e o Mestrado em Direito da Saúde, chancelado pela CAPES. Desde 2017, os diplomados apresentaram Trabalhos de Conclusão de Curso em banners, além do formato tradicional, para as bancas examinadoras.

OUTROS DIFERENCIAIS

– Provão semestral facultativo, simulado para a primeira fase do Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

– Acesso gratuito à Biblioteca Virtual da Editora Saraiva e aos periódicos da Revista dos Tribunais. Os alunos podem pesquisar os livros on-line, de qualquer parte e a qualquer hora e imprimir algumas páginas. É uma parceria inédita na Baixada Santista.

– O Curso de Direito da Unisanta foi um dos quatro do País, no total de 89, e único no estado de São Paulo, dentre os processos analisados no período de 2001 a 2002, que obteve a chancela da Ordem dos Advogados do Brasil concedendo parecer favorável à sua criação.

– Promove anualmente o Congresso de Direito Ambiental, agregado ao Núcleo de Direito Ambiental. Com o Grupo de Estudos para a Magistratura, realiza anualmente exame oral simulado para Juiz de Direito.

– Possibilidade de educação continuada no nível de especialização e mestrado. O Mestrado em Direito da Saúde da Unisanta é o único da área no Brasil.

– Parceria com a Subdelegacia do Trabalho em Santos e a Petrobras no projeto Trabalho de Escola, com a participação de alunos em palestras para o Ensino Fundamental sobre Legislação Trabalhista e Segurança e Medicina do Trabalho.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O aluno de Direito forma-se com o título de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, com amplo campo futuro de atuação. O diplomado poderá atuar como advogado (após aprovação no Exame da OAB), promotor de justiça, delegado de polícia, juiz de direito, defensor público como procurador municipal, estadual e federal (através de concursos públicos). Pode ainda trabalhar em assessoria e consultoria jurídica de empresas públicas e privadas, além de atuar na área acadêmica, como professor universitário (com pós-graduação, no mínimo, lato sensu).

Área: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Duração: 5 anos (10 semestres)

Período: Diurno/Noturno