Nicholas Santos é prata nos 50m borboleta do Mundial de Kazan. Foto: Satiro Sodré.

Mais uma vez Nicholas chega à frente do bicampeão mundial Cesar Cielo.

Nicholas Santos, nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), conquistou a medalha de prata na prova de 50m borboleta nesta terça (3/8), no Mundial dos Esportes Aquáticos, em Kazan, na Rússia. O atleta garantiu a primeira medalha brasileira da natação na competição, com o tempo de 23s09. O francês Florente Manaudou ganhou o ouro, com 22s97, e o húngaro Laszlo Cseh e o polonês Konrad Czerniak ficaram empatados com o bronze. Outro brasileiro na prova, o bicampeão mundial César Cielo ficou apenas com sexta colocação, com 23s21.

Foto: Rosa do Carmo José

A prova foi acirrada, e, até os últimos 15 metros não estava decidida. “Eu estava mais tranquilo e consciente do que iria fazer. O resultado foi um pouquinho distante do meu melhor, mas para uma final de Mundial, com Manaudou e César… Entrei para fazer o meu melhor, focado na minha raia. Fico bem feliz. Uma medalha de prata para o Brasil, a primeira aqui. Meu objetivo era ganhar do Manaudou e foi bem perto. No finalzinho não foi tão bem, deu uma deslizada na parede e a envergadura dele é muito maior. Tem coisas que não dá para brigar. O biotipo dele é muito mais alto, mas enfim, fico bem feliz e ainda tem outras provas para torcer para o Brasil”, afirmou Nicholas em entrevista ao canal SporTV.

No último domingo (3/8), Nicholas nadou a 1ª semifinal e bateu em primeiro lugar com o tempo de 23s05. Na classificação geral, o atleta ficou atrás apenas do francês, Florent Manaudou, que na 2ª semifinal chegou em 22s84. César Cielo entrou na final com o 8º melhor tempo.

O desempenho de Nicholas neste ano foi melhor do que na última edição do Mundial, realizada em 2013, quando o atleta ficou com a quarta colocação. A melhor marca do atleta nos 50m borboleta foi registrada no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk. Na oportunidade, o atleta obteve o melhor tempo do mundo ao completar a distância em 22s90.

Unisanta em Kazan – Matheus Santana participará das eliminatórias dos 100m livre na quarta-feira (5/8). A final será disputada na quinta-feira (6/8). No último domingo, o atleta representou o Brasil no revezamento 4x100m livre, ao lado de Marcelo Chierighini, Bruno Fratus e João de Lucca. A equipe terminou com a quarta colocação (3m13s22) melhorando o tempo feito na medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos (3m13s66).