O novo site apresenta programas e notícias da Santa Cecília TV e Santa FM em tempo real

Opções competitivas no mercado publicitário e informações de interesse da Baixada Santista, além de programas em tempo real da Santa Cecília TV e Santa Cecília FM integram o mais novo veículo do Sistema Santa Cecília de Comunicação, o Santaportal, no ar desde esta terça-feira (12/6).

“Vocês estão no caminho certo”, afirmou o  diretor de Novos Negócios do Google Brasil, Paulo Cabral, durante a palestra que mostrou o crescimento da Internet na veiculação e consumo de notícias e entretenimento, principalmente entre os jovens até 25 anos e pré-universitários.

Veicular notícias na Internet também favorece a escolha de cursos universitários pelos candidatos  a vestibular, se a universidade oferece qualidade de ensino, boa localização e preços competitivos, o que é o caso da Universidade Santa Cecília (Unisanta), segundo o palestrante.

Cabral falou sobre Migração de novos investimentos em Mídia    e os representantes das agências tiveram um atendimento individual por uma funcionária do Google, após a apresentação do novo portal, na Chancelaria da Unisanta.

No jornalismo, o Santa portal veículo dará maior visibilidade a outro diferencial da Santa Cecília TV: a cobertura ampla de grandes eventos, como mencionou o diretor do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira. Entre essas coberturas que constituem um diferencial do grupo, estão a maratona aquática internacional de Santos, com cinco horas de duração, os jogos universitários Unisanta, desfiles carnavalescos, a encenação da fundação de São Vicente, a procissão de Nossa Senhora do Monte Serrat, entre outras festividades e competições.

Marcelo Teixeira relembrou as origens da Santa Cecília TV, há 15 anos, quando a Unisanta assumiu a coordenação da antiga TV Litoral, e, mais tarde, há 13 anos, criou a Santa Cecília FM. Agora com o Santaportal, o Sistema Sistema Santa Cecília ampliará seu alcance como veículo informativo e de educação, conforme a presidente e a reitora da Unisanta, respectivamente Lúcia Teixeira Furlani e Sílvia Teixeira da Educação.

Estavam presentes os deputados estaduais Telma de Souza e Paulo Alexandre Barbosa,  o presidente da Câmara Municipal de Santos, Manoel Constantino, o representante do PMDB Sérgio Aquino e os secretários de comunicação Clóvis Assunção,  da prefeitura de São Vicente, Dayse de Oliveira, da prefeitura de Guarujá  e Rafael Ferreira, diretor de comunicação digital da prefeitura de Guarujá, entre outros convidados.

Participação da comunidade

O novo portal do Sistema Santa Cecília de Comunicação é mais um meio de integração com a comunidade, afirma o presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação e Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira.

O coordenador do Departamento de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor (Cidoc), Adelino Rodrigues, é uma das autoridades que participará do portal. Ele escreverá às segundas-feiras, sobre defesa do consumidor, legislação, direitos e deveres do cidadão.

A presidente do Fundo de Solidariedade de Santos, Sílvia Papa, publicará às quartas-feiras a coluna Gente do bem.

Outros blogs enfocam tecnocultura, o porto de Santos, vida saudável, cidadania, os bastidores do Santos FC, os jovens e a política, comportamento, arte e cultura, moda, família e terceira idade, entre outros.

Todos os públicos

Embora a audiência maior do Sistema se concentre nas classes A e B, o objetivo é conquistar todos os públicos, visando maior interatividade até com pessoas que estejam em outras cidades e países, onde residem muitos dos diplomados pela Universidade Santa Cecília, lembra Marcelo Teixeira.

O jornalista Antonio Marques Fidalgo, responsável pelo Santaportal, ressalta que o novo veículo na Internet ampliará a oferta de notícias já oferecidas pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação, vídeos e programas da rádio e da tevê.

Quanto aos blogs, proporcionarão momentos de reflexão sobre diversos temas. São 15 os blogueiros contratados por enquanto, e os temas variam desde consumo, leis, operações portuárias, política regional, qualidade de vida e cidadania, entre outros.

Fidalgo tem ampla experiência em TV, jornalismo impresso e assessoria de comunicação.

Convergência de mídias

O Coordenador de Marketing do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Nilson Machado, fala sobre a convergência de mídias, que junta os impressos e eletrônicos em um só ambiente, nesse caso, a Internet. Essa convergência, já possível hoje, será popularizada na Copa de 2014, quando a tecnologia 4G estará disponível.

“Com o investimento da TV Digital e agora no Santaportal, o Sistema Santa Cecília sai na frente mais uma vez e começa a se preparar agora para o que será um comportamento na Copa do Mundo, daqui dois anos”.

Equipe

Participam do Santaportal, além de Antonio Marques Fidalgo, o jornalista Lucas Shiomi e as estagiárias Luciana Mohallem e Elaine Brazão.

Celso Garcia, formado em Ciência da Computação pela Unisanta, é o responsável pelo desenvolvimento e formatação do projeto.

Informações pelos telefones (13) 3202-7131, 3202-7179 ou contato@santaportal.com.br e www.santaportal.com.br