Alunos de Engenharia Civil da Unisanta participam de Competição de Pontes de Macarrão

2207

A estrutura que suportar o maior peso e tiver o menor custo benefício é a vencedora. Atividade será realizada novamente no dia 13/6, com os alunos no período noturno. A ponte é construída com espaguete, durepox e cola especial.

Alunos do 1º ano do curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta) utilizaram criatividade e conhecimentos da área para participar de uma competição de pontes de macarrão, nesta terça (5). O objetivo era construir uma estrutura de espaguete número 7 com um vão de 60 cm. A ponte precisava aguentar o maior peso possível e ter o menor custo em sua confecção.

O desafio integrou as atividades da disciplina de Princípios de Engenharia, ministrada pela coordenadora do curso, Profª. Nilene Janine de Oliveira Seixas. De acordo com a docente, a atividade foi baseada no desafio promovido pelo Congresso Brasileiro de Estruturas e foi realizada com conceitos de sala de aula invertida. Além de montar as pontes, os estudantes buscaram informações para a confecção das estruturas, apresentaram projetos e orçamentos.

O grupo 1, composto pelos alunos Thais Lima, Giovana Cavalares, Rebecca Janini, Victória Silva e Caio Correia foi o vencedor. A ponte desenvolvida por eles utilizou quatro pacotes de macarrão e aguentou 71,160 kg.

“Não sabíamos como fazer então pesquisamos vídeos na internet. Nossa maior dificuldade foi na execução. Fizemos desenhos técnicos e pesquisamos os modelos de maior praticidade. Calculamos o quanto era preciso em cada viga”, disse Thais.

Os estudantes Gabriel Pereira, Guilherme Henrique, Raquel Oliveira, Gabrieli Silva, Rafaela Souza e Yasmin Platero foram os responsáveis pelo grupo 2, que teve o menor custo na construção da estrutura e o melhor projeto. Eles gastaram R$ 150,00 na ponte que aguentou 52,470kg e tiveram uma média de R$ 2,87 de carga/peso.
A atividade contou com a presença do diretor da Faculdade de Engenharia, Prof. Antonio de Salles Penteado e teve apoio do docente da disciplina de Materiais, Paulo Andrade, e dos auxiliares Daniela Uebele, Pedro Andrade e André Paes.

Os alunos do período noturno participarão do desfio no dia 13 de junho, a partir das 19h, no Laboratório de Solos.