Formado em 1999, no curso de Jornalismo da Unisanta, José Antonio Rodrigues Gonzalez assumiu em 2007, o cargo de editor-coordenador da equipe paulista do Globoesporte.com. Pós-graduado em Gestão Esportiva, em São Paulo, participou de grandes coberturas do mundo do futebol. Entre elas, duas se destacam: as coberturas de copas do mundo de 2006 e 2010.

A primeira em sua carreira foi na Alemanha, enquanto trabalhava como repórter pelo Jornal Lance! (SP). Na segunda, na África do Sul, foi como chefe dos repórteres itinerantes (os que não cobriam a Seleção Brasileira), pela Rede Globo.

Gonzalez cobriu outros grandes eventos futebolísticos como Jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 e 2006; Copa Libertadores da América, de 2004 a 2007; e o Mundial de Clubes no Japão, em 2005.

“A Unisanta foi uma das minhas opções. Mas, das faculdades de Santos, era a minha primeira opção por ter uma estrutura melhor e eu ter melhores referências”, comentou Gonzalez. Uma das coisas que mais marcou o jornalista, durante os quatro anos de curso, “foi a questão de poder começar a praticar aquilo que eu sempre quis. Até hoje lembro do primeiro dia que fui para a rua para fazer matéria para o jornal da faculdade”, conta.

Em agosto deste ano, Gonzalez voltou à Unisanta, para participar de um bate-papo com alunos de jornalismo. “As instalações mudaram muito desde a última vez em que estive aqui. Foi muito bom reencontrar professores e poder dividir com os alunos um pouco da minha experiência. O mais legal foi poder mostrar para a turma, que estava ali sentada, me assistindo, que dez anos atrás, era eu no lugar deles…”, ressalta.