“O governo se orgulha do que a UNISANTA está fazendo e do caminho que começou a trilhar há 45 anos”. Com essas palavras o Secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado, o Dr. João Carlos de Souza Meirelles concluiu a palestra de abertura da III Jornada de Atualização Tecnológica da Universidade Santa Cecília, na última segunda-feira, dia 24.

Participaram da solenidade cerca de 600 pessoas, entre profissionais e estudantes que, até o dia 28 de outubro, poderão assistir, por meio de workshops e palestras, as últimas novidades em Tecnologia da Informação (TI), como o lançamento do Windows Vista 2005, jogos em 3D, comunicação de dados sem fio, segurança digital entre outros temas.

Para Meirelles, é preciso reciclar os estudos permanentemente, principalmente na área da Tecnologia da Informação: “Nesse setor, a cada ano ou a cada mês as coisas acontecem, os equipamentos são superados. Não há atividade que dispense os conhecimentos de TI”, afirma.

Com relação a oportunidades, o Secretário disse que o porto de Santos é uma área que pode gerar empregos para os estudantes. “Aqui nesta região, há uma enorme oportunidade para quem for trabalhar com TI e informática, e a maior delas está no porto. Todo o conhecimento de logística passa por TI. O porto depende de conhecimento, informação, controle de sistemas e softwares”.

Parques Tecnológicos – Na oportunidade, o Secretário convidou a UNISANTA a participar, em parceria, com a Unicamp da criação de um dos parques tecnológicos que estão sendo implantados. De acordo com o Secretário, eles servirão de âncora para os institutos de pesquisa e grandes empresas, gerando oportunidades para todos.

Abertura – Durante a solenidade de abertura, Meirelles foi agraciado com a medalha de Mérito Comunitário da Universidade Santa Cecília. Estavam presentes: a reitora da UNISANTA, prof. dra. Silvia Ângela Teixeira Penteado; a diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, prof. dra. Lucia Maria Teixeira Furlani; a pró-reitora acadêmica da UNISANTA, profa. Zuleika de Almeida Senger; o diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNISANTA, prof. Roberto Patella; o coordenador do curso de Ciência da Computação da UNISANTA, Marcelo Bergamaschi; o ex-deputado Koyu Iha e o Conselheiro da CDHU, Francisco Prado.
Para Bergamaschi, que também é coordenador do evento, “A Baixada Santsita é carente de eventos desse porte. Temos a participação de estudantes e profissionais que têm como característica não terem parado os estudos e continuarem fazendo pesquisas. Isso estimula os participantes”.

Windows Vista – Ainda no primeiro dia da Jornada, o beta tester da Micrososft, Allan Winckler, apresentou o Windows Vista, produto que será lançado na segunda quinzena de novembro e que será o susbtituto do WindowsXP.

Jornada – A programação prossegue nesta terça-feira e pode ser conferida no site www.unisanta.br/jat.