O professor do curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Dr. Luis Alberto Zavala Camin, foi homenageado como “Pesquisador que mais contribuiu para o conhecimento da Ictiologia no Brasil”, pela Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI), durante o XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia (EBI). O congresso é considerado o maior de Biologia de Peixes do Brasil.

O professor Zavala, como é conhecido, recebeu o prêmio por suas relevantes pesquisas realizadas durante o período em que foi pesquisador do Instituto de Pesca de Santos (1971-1997). Seus dois livros também receberam destaque: Introdução aos Estudos sobre Alimentação Natural em Peixes (1996) e O Planeta água e seus Peixes (2004). Ambos são considerados bibliografia obrigatória no estudo de Biologia de Peixes.

O EBI ocorreu na Universidade do Vale Itajaí, em Santa Catarina, de 28 de janeiro a 1º de fevereiro deste ano. A escolha do nome de Zavala para a homenagem foi dada pelos aproximadamente 500 sócios da SBI, que são pesquisadores de todo o Brasil.

Os professores da UNISANTA, Matheus Marcos Rotundo e André Martins Vaz dos Santos, também prestigiaram o evento. Estavam presentes ainda alunos e ex-alunos do curso de Ciências Biológicas. O professor e doutor Zavala é responsável pelas disciplinas de Biologia de Peixes e Iniciação Científica.