O Laboratório de Pesquisas Biológicas (LAPEBio) do curso de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) recebeu, recentemente, mais dois iguanas doados pelo Corpo de Bombeiros do município de Mogi das Cruzes.

Os répteis são machos, têm por volta de quatro a cinco anos de idade e estão em boas condições de saúde. Medem de 80 centímetros a um metro e são carinhosamente chamados de Nestor e Bartolomeu.

Desde 1999, o LAPEBio da Universidade possui um viveiro onde cria um casal de iguanas, Osama e Muriel, que foram doados à UNISANTA pela Polícia Florestal.

O viveiro proporciona condições especiais de temperatura, umidade, iluminação e alimentação, seguindo as regulamentações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Os répteis recém-chegados tiveram boa adaptação e não causaram brigas territoriais com os antigos moradores do viveiro. Os animais podem chegar a 25 anos de idade.

Os quatro recebem tratamento veterinário e têm acompanhamento dos estagiários do Laboratório, os quais realizam pesquisas de qualidade de vida que englobam exames de sangue, medições de peso, tamanho, alimentação, tratamento, entre outros. O resultado das pesquisas é publicado anualmente em congressos.

Educação Ambiental – Os répteis também são objeto de estudo dos alunos do Colégio Santa Cecília. Na área de Educação Ambiental é possível abordar, com os estudantes, diversos assuntos como animais em cativeiro, legislação ambiental, tráfico de animais silvestres e biologia dos répteis.

Informações e visitas – O viveiro fica na Rua Oswaldo Cruz, 266, térreo do Bloco B do Campus e pode ser visitado pelas escolas da região por meio do programa de Educação Ambiental da Universidade. É preciso agendar. Outras informações podem ser obtidas no LAPEBio da UNISANTA pelo telefone 3202-7100, ramal 215 ou pelo e-mail acervo_zoológico@unisanta.br