Para o senador paulista Aloizio Mercadante (PT), a recente descoberta de 419 bilhões de metros cúbicos de gás natural na bacia de Santos resultará em geração de empregos e qualificação de mão-de-obra, contribuindo para a revitalização do porto de Santos e elevando a receita dos municípios do litoral paulista. “Com essa descoberta, tornou-se imperativo rediscutir a mudança na matriz energética brasileira, uma vez que o País aumenta expressivamente seu potencial de produção desta energia limpa e eficiente”.
Segundo o diretor de Produção e Exploração da Petrobras, Guilherme Estrella, ainda não há um lugar definido para a instalação da base. “De qualquer maneira, a equipe de Cubatão, que já gerencia a produção de Merluza, acumula esta experiência, o que, naturalmente também será levado em consideração”.
O impacto da descoberta de gás natural (a 150 quilômetros da costa de Santos) na economia do País e da Região será discutido no Seminário Gás na Economia – Bacia de Santos: Energia a Serviço do Desenvolvimento Regional, que acontece na Universidade Santa Cecília nos dias 20 e 21 de novembro, em Santos. “O evento será uma boa oportunidade para a Baixada Santista discutir esse tema, que interfere diretamente na economia regional, impulsionando o desenvolvimento”, acrescenta Mercadante.
O diretor Guilherme Estrella ressalta que a descoberta é importante para a Petrobras e para o Brasil. “Para a Petrobras, porque abriu nova frente de exploração e produção fora da Bacia de Campos, onde a empresa concentrava suas atividades costa afora e porque os volumes descobertos localizam-se em modelos geológicos novos para a área de exploração da empresa. Para o Brasil, pelo fato de serem volumes de gás muito expressivos, a ponto de permitir ao Governo Federal, se assim o decidir, planejar o setor energético brasileiro utilizando, também, este insumo primário”.
Estrella comenta também que a descoberta de gás natural irá aumentar a produção da empresa. “Mas não a curto prazo. As descobertas fazem parte de Planos de Avaliação entregues pela Petrobras à Agência Nacional do Petróleo (ANP), contemplando períodos de dois a três anos para sua confirmação. A partir daí se pode pensar em sistemas de produção, cuja implantação igualmente não é imediata, levando em geral três anos. Portanto, o impacto na produção da Petrobras será a médio prazo”.

Empregos

Já o presidente do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), Alexandre Jatczak Almeida, é otimista em relação a geração de empregos na região. “Além de trabalho, vão surgir muitas oportunidades de negócios. A Bacia de Campos, maior pólo de produção da Petrobras, gera cerca de dois mil postos de trabalho – diretos e indiretos – no município de Macaé. Além disso, a massificação do uso do gás natural, resultará numa ‘explosão’ de empregos, durante a fase de implementação das malhas de distribuição do gás. São ocupações que duram, em média, quatro anos. Segundo a Petrobras, cada metro de tubulação enterrada geram quatro empregos. Não sei quantos quilômetros de tubulação seriam necessários na região. Por isso é importante que a comunidade ‘compre’ à idéia de utilizar o produto”.
Almeida conta ainda que a Petrobras possui um projeto no Espírito Santo de fornecer gás por assinatura aos consumidores. “O custo mensal é de R$15 a R$18, sem a necessidade de do bujão de gás, propiciando ao cliente mais economia e segurança”.

Contribuição do porto

O diretor Comercial e de Desenvolvimento da Codesp, Fabrizio Pierdomênico, explica que o Porto de Santos terá um papel estratégico para criação da base de apoio operacional da Petrobras. “O porto pode atuar como um elo logístico de sustentação às plataformas, devido sua localização e ainda como ponto de apoio. Pode-se também pensar para o futuro, a integração da exploração do gás natural. O produto será um novo direcionador de negócios e dará grandes possibilidades de desenvolvimento à região”.

Seminário
O seminário será realizado na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), à Rua Cesário Mota, 8 – Boqueirão, em Santos. O evento tem o patrocínio da Petrobras, com promoção da UNISANTA e apoio da Comgas, Codesp, A Tribuna e Sindipetro. Realização Una Eventos. Informações adicionais sobre o evento pelo telefone/fax: (13) 3224-2211.