Pela quarta vez consecutiva, alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) representarão a Baixada Santista na VII Competição SAE Brasil de Aerodesign, promovida pela SAE Brasil, afiliada a Society of Automotive Engineers International, que este ano completa 100 anos de atividades. A competição será realizada de 23 a 25 de setembro, no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), órgão do Comando da Aeronáutica, em São José dos Campos.

Participarão da prova 61 equipes compostas por estudantes e professores de Engenharia, Ciências Aeronáuticas e Física, de todo o País, que disputarão nas classes aberta e regular.

Aeromodelo – Para a competição, a equipe da UNISANTA desenvolveu o aeromodelo U2, que tem a asa suspensa como diferencial em relação à aeronave do ano passado. Segundo a orientadora da equipe, a profa da Faculdade de Engenharia, Daniela Teresa Rossignoli Uebele, “a asa tem um perfil melhor, mas isso aumentou a dificuldade em sua fabricação. Levamos um mês e meio para construir só a asa. O aeromodelo completo foi desenvolvido em dois meses”.

O U2 tem as características de um avião de guerra, com a finalidade de transportar homens e equipamentos. Com relação ao regulamento, a competição deste ano apresenta duas novidades: a diminuição do tamanho da asa, com no máximo 1,524 metros de envergadura; e o aumento do tamanho do compartimento de carga, com no mínimo 12,7cm x 15,2cm x 20,52 cm.

Competição – As equipes têm como objetivo projetar, documentar, construir e pilotar um avião em escala rádio controlado – aeromodelo – para elevar a maior carga útil possível. Ele deve levantar vôo em 61 metros, percorrer um circuito oval aéreo pelo menos uma vez e aterrissar em até 122 metros, espaço previamente determinado pela organização.

A proposta da SAE Brasil é levar universitários a desenvolver um projeto completo, multidisciplinar e desafiador, aplicando os conhecimentos aprendidos na sala de aula. A atividade envolve ainda desafios de várias naturezas, que poderão surgir na vida profissional: técnicos, interpessoais, financeiros, prazos restritos, entre outros.

Etapas – A competição é dividida em projeto e vôo. Na primeira etapa, que corresponde a 80% da pontuação, as equipes apresentam seus relatórios e demonstram os cálculos para determinar a carga útil máxima que o avião poderá carregar. O projeto é avaliado por uma banca composta por engenheiros do Comitê de Avaliação da Embraer.

Na competição de vôo, os alunos comprovam na prática toda a teoria apresentada anteriormente. A precisão do projeto é levada em conta no resultado, pela comparação entre a carga prevista e aquela realmente transportada em vôo.

O avião utiliza somente um motor do tipo K&B.61 RC/ABC (PN 6170) ou um O.S.61 FX, originais, com combustível do tipo glow e escapamento original do motor. O combustível é fornecido na competição.

Além dos requisitos técnicos, a equipe deve preocupar-se com vários outros aspectos para alcançar o sucesso do projeto, tais como: procura de patrocínio, planejamento, liderança eficaz, trabalho em equipe, logística, habilidade de comunicação, interpretação das regras, criatividade e espírito esportivo.

Equipe – A equipe da UNISANTA é composta pela professora orintadora Daniela Uebele (Eng. de Computação); pelo piloto Wilson Azevedo Alves e pelos alunos Alessandro Cavalcante e Pedro Ivo Crema (Eng. de Telemática); Letícia Figueiredo (Eng. de Computação); e Luís Stabille e Alexandre Cian (Eng. Industrial Mecânica. O projeto foi coordenado pelo professor Carlos Alberto Amaral Moino.

História – A competição acontece há alguns anos nos Estados Unidos, promovida pela SAE International, envolvendo representantes de escolas de vários países da Europa e das Américas. Desde 1999 passou a constar do calendário de promoções da SAE BRASIL, sociedade brasileira voltada à tecnologia da mobilidade, afiliada à SAE International.

As duas equipes vencedoras da edição de 2005 da competição brasileira participam de disputa similar promovida pela SAE International nos EUA, no primeiro semestre de 2006, competindo com equipes de diferentes países.

Patrocínio – A equipe do U2 teve apoio da UNISANTA e da empresa MCT Ychts. Interessados em patrocinar a equipe em 2006 podem entrar em contato pelo e-mail daniela@unisanta.br.