Desde a seleção para o preenchimento de vagas de estágio, programas de trainee e até mesmo ao longo da carreira profissional, alguns diferenciais são cada vez mais exigidos pelo mercado de trabalho.

Dando continuidade às atividades de capacitação de futuros profissionais e executivos, a Diretoria Universidade-Empresa, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) promove a Dinâmica de Capacitação Profissional: Etiqueta, Liderança e Negócios, a cargo da jornalista Cláudia Matarazzo, dia 22 de agosto, quarta-feira, às 19h, no Auditório do Bloco E da Instituição. O evento tem apoio do Jornal A Tribuna e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Os convites estão esgotados.

A atividade, dirigida aos alunos da UNISANTA, tem como proposta despertar nos participantes a percepção das necessidades do mercado. “Com certeza, essa capacitação inédita em instituições de ensino antecipará as possibilidades de crescimento profissional dos universitários”, afirma a reitora da UNISANTA, profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado.

De acordo com a educadora, a aproximação da Universidade com o mercado de trabalho é crescente, o que contribui diretamente com a modernização do Projeto Pedagógico de cursos oferecidos pela Instituição e, conseqüentemente, com os resultados obtidos pelos formandos, “que agregam competências específicas para uma atuação de sucesso como estagiários e trainees em grandes empresas”.

Além disso, acrescenta, a Diretoria Universidade-Empresa da UNISANTA desenvolve metodologias para capacitação em momentos de transição de funções ou como aperfeiçoamento do profissional. “Há uma relação estruturada e parcerias que originam contribuições em programas de P&D, intercâmbios e ambientes que beneficiam Empresa e Universidade”, destaca a reitora.

“Essa atividade oferecerá instrumentos e diferenciais, ao lado de saberes básicos, a coerência das atitudes e comportamentos exigidos nos novos parâmetros empresariais e também acadêmicos”, conclui.

Programa – A Dinâmica abordará os temas Etiqueta: diferencial para se relacionar com classe, dando enfoque em sua importância para o profissional hoje. Esse tópico inclui o item Administrando a falta de tempo com elegância.
Cláudia falará também sobre o Uso correto de celulares, internet, cartões profissionais e pessoais, apresentação e auto-apresentação.

Outro tema tratará do Visual: aprendendo a dominar e tirar melhor partido dos códigos vigentes, que abrange a Denominação de trajes, aprendendo a cultivar o próprio estilo, diferenças entre estilo e moda, casual day e armadilhas da moda.

A última parte da capacitação trabalhará a Liderança e almoço de negócios, com os tópicos: Líder, será que eu quero ser um? Compreendendo a dinâmica de hierarquias no trabalho e Mesa de negócios – uma maneira muito particular de se comunicar e fechar negócios.