Docentes dos Mestrados da Unisanta receberam pessoas da Polícia Militar Ambiental, Marinha, Prefeitura e Guarda municipal

Para demonstrar as pesquisas que são realizadas pelos cursos de Mestrados em Ecologia e Auditoria Ambiental à sociedade, as professoras Dras. Alpina Begossi, Diretora-Executiva do Instituto para Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar (Fisheries and Food Institute – FIFO/ UNISANTA) e Mara Angelina Galvão Magenta Regina Helena G. Priolli, dos cursos de Ecologia Marinha e de Auditoria Ambiental da Universidade, coordenaram o curso de Ciências Ambientais. As aulas estão sendo ministradas na sala 72 do Bloco F.

Com duração de dois dias, 14 e 15 de setembro, o curso reúne, além das organizadoras, os professores Dr. Camilo Dias Seabra Pereira; Dr. Fabio Giordano;; Dr. Roberto Borges; e Profa. Dra. Ursulla Pereira Souza, que ministram palestras sobre biodiversidade, uso da tecnologia para detectar impactos na vegetação e danos ambientais, entre outros tópicos.

“Trata-se de tentar traduzir anos de um conteúdo enorme de pesquisas acadêmicas para um segmento da população igualmente importante como o segmento que fiscaliza e atua, que é o Poder Público”, comenta Fábio Giordano, professor da Unisanta, doutor em Ecologia e professor no Mestrado em Auditoria Ambiental e de Ecologia da instituição.

O curso atraiu pessoas de alguns segmentos importantes da Baixada Santista, como Marinha, polícia militar ambiental, secretarias de Meio Ambiente e professores da rede pública da Baixada Santista. Ao todo, estão inscritas 49 pessoas.

Para Alpina Begossi, docente do curso de mestrado em Auditoria Ambiental da Unisanta, professora do Ecomar e diretora executiva da Fisheries and Food Institute (FIFO), o evento é uma forma de contribuição para com a Baixada Santista e região. “A ideia é que a gente possa, uma vez ao ano, oferecer para a sociedade e todos aqueles que trabalham na área ambiental, esse curso gratuito”.

Todos os inscritos ganharão certificados de participação.

Confira o cronograma das atividades:

DIA 1 – Sexta-feira, 14 de setembro

9h – Abertura: Profs. Drs. Alpina Begossi, Mara Magenta e Fábio Giodano.

9h30 – Aula 1: Ecologia Humana: ênfase em comunidades pesqueiras e segurança alimentar. Profa. Dra. Alpina Begossi

10h30 – Coffee Break

11h – Aula 2: Uso do sensoriamento remoto e da Ecologia da Paisagem para detectar impactos na vegetação. Prof. Dr. Fábio Giordano.

12h-13h30 – Almoço, horário livre

13h30 – Aula 3: Noções de degradação e recuperação ambiental. Profa. Dra. Mara Magenta

14h30-15h – Coffee break

15h – Aula 4: Riachos costeiros, peixes e conservação. Profa. Dra. Ursulla de Souza

DIA 2 – SÁBADO, 15 de setembro de 2018

9h – Aula 5: Genética da conservação. Profa. Dra. Regina Priolli.

10h – Coffee Break

10h30 – Aula 6: Poluição da água: novos contaminantes, velhos problemas. Prof. Dr. Camilo Dias Pereira.

11h30 – 13h – Almoço, horário livre

13h – Aula 7: Danos ambientais: conceito e valoração. Prof. Dr. Roberto Borges.

14h – Aula 8: Discussão aberta, todos.

15h – Encerramento e coffee break