A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) está com inscrições abertas para três cursos de extensão na área da Pedagogia, sob a coordenação da professora mestre Maria Cristina Pereira Alves. As aulas serão ministradas por docentes titulados, com profunda experiência no campo da Educação.
O curso Coordenação Pedagógica: Fundamentos e Práticas na Educação Básica e Profissional ocorrerá no período de 26 deste mês a 25 de novembro de 2002, às segundas-feiras, das 19 às 22 horas.
É direcionado a coordenadores, diretores de escolas públicas e privadas, professores e profissionais que exercem ou pretendem exercer funções de coordenadores em unidades educativas. O objetivo é formar profissionais da educação (docentes e não docentes) para o exercício de atividades de coordenação em escolas de educação básica e profissional, públicas e/ou privadas.
Fazem parte do programa: O Contexto da educação brasileira, A Construção do currículo na escola, A Escola como espaço educativo, O Desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar, Ação pedagógica no cotidiano escolar e Elaboração do projeto de coordenação.
Outro curso oferecido é Didática do Ensino Superior, a ser realizado do dia 31 deste mês a 14 de dezembro de 2002, com aulas aos sábados, das 9h às 12 horas. Fazem parte do público-alvo graduados e licenciados nas diversas áreas do conhecimento, que exercem a função de professor e/ou pretendem ser docentes universitários.
A proposta é qualificar profissionais para o exercício da docência no ensino superior, proporcionando-lhes um embasamento teórico-conceitual e uma capacitação prático-pedagógica que viabilizem a formação de um profissional reflexivo e pesquisador.
Serão abordadas as seguintes disciplinas: Educação e Didática, Estrutura e Funcionamento da educação superior, Ensino e aprendizagem na educação superior, Planejamento de ensino, Metodologia de ensino, Avaliação da aprendizagem e Projeto Pedagógico: orientação e reflexão.
Setembro – A Interdisciplinaridade e os Temas Transversais nas Práticas Escolares é o tema do curso que terá início em setembro. As aulas serão às quartas-feiras, das 14h às 17 horas. Os objetivos são: criar situações de trabalho em que a prática interdisciplinar se apresente como possibilidade de construção de conhecimento e promover o diálogo entre as diferentes disciplinas da Educação Básica, integrando-as a fim de buscar soluções para problemas vivenciados pelo professor no cotidiano escolar.
Destina-se a professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e particular, pedagogos, graduados e estudantes do curso de Pedagogia e de licenciaturas.
O programa terá as disciplinas Concepção de interdisciplinaridade; Sociointeracionismo e interdisciplinaridade; A interdisciplinaridade e os temas transversais; As Tribos Urbanas e movimentos culturais; Orientação, elaboração e execução de projetos e Apresentação dos projetos.