A Tribuna mostrou a pesquisa sobre o impacto de acesso ferroviário ao Terminal de Contêineres do Porto de Santos.

Analisar o potencial da implantação de um acesso ferroviário do porto de Santos ao Terminal de Contêineres foi  o objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de alunos de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta), divulgado em A Tribuna nesta sexta-feira (25/11, no Caderno Porto & Mar, folha C-6.

Os autores da pesquisa, Marco Antonio Abrão Mendes e Fabrício Pereira da Silva foram orientados  pelo professor de Engenharia  Adilson Gonçalves, do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais (Nepomt) da Universidade.

A ideia foi verificar em quanto a nova estrutura ferroviária projetada reduz o tráfego de caminhões, minimiza os gargalos logísticos e conflitos na região da unidade e, ainda, aumenta sua movimentação de cargas.

“O terminal em estudo, quando foi projetado , não previa o acesso ferroviário, só rodoviário. Por conta disso, eles têm um grande pátio de caminhões para evitar a formação de filas. A gente sabe que existe o interesse dos operadores de ferrovias em aumentar a utilização, principalmente para contêineres, e esse terminal está com essa carência logística, podemos dizer assim”, destacou o professor e orientador do projeto.

O trabalho foi dividido em quatro etapas. Primeiro, os alunos se concentraram no estudo de traçado da demanda. As últimas fases avaliaram a implantação e a operação da futura linha férrea. Segundo Marco Antonio, o custo para a implantação do projeto ferroviário não inclui somente a construção da via permanente, estimada em cerca de R$ 1,6 milhão por quilômetro.

“Haveria custo de remanejamento das linhas (de dutos) e isso poderia eventualmente fazer com que a parte econômica ficasse complicada”, explica o orientador Adilson.