Nossos Cursos/Jornalismo: êxito em diversas funções no mercado de trabalho

247

JORNALISMO /NOTA 4 DO MEC, POR OCASIÃO DO RECONHECIMENTO/ 3 ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE

– OUTROS MOTIVOS PARA ESTUDAR JORNALISMO NA UNISANTA:

Êxito nas diversas funções: ex-alunos como correspondentes internacionais, chefes de reportagem, apresentadores, editores, produtores e repórteres de rádio, tevê, jornais, internet e mídias sociais.

Talentos na mídia:  -Cassio Barco, no Globo Esporte, Odinei Ribeiro, Sport TV,  Evandro Siqueira, produtor do Fantástico, da  Rede Globo; William Tavares, ESPN; Alexandre  Lopes. editor do G1 Santos; Ana Paula Araújo, Glob o News; Almir Rizzato, fundador da agência RZT; Comunicação; Márcio Tadeu, especialista em criação, pesquisa, desenvolvimento e roteiro impresso. Há muitos outros exemplos   na mídia da Capital, da Baixada Santista e de outras cidades e estados.

– Estágios no Sistema Santa Cecília de Comunicação, Rádio e TV. Do primeiro ao quarto ano, os alunos produzem diariamente o programa de TV Espaço Unisanta, com notícias de interesse da comunidade, sob a supervisão de professores e profissionais.

Aulas práticas – Desde o segundo ano, os estudantes aprendem na prática a produzir jornalismo multimídia, com vídeo, fotos, podcast e twitter. Os alunos mantêm o Espaço Unisanta, página de notícias em  forma de revista, no Santa Portal e na Santa Cecília TV. Atuam no programa Redação Regional,  e  em Projetos Especiais, como: Jornal dos Jogos, Cobertura das Eleições e Coberturas Esportivas..

– Prêmios e avaliações – Conjugação da teoria e prática aliada à experiência do corpo docente assegura uma formação profissional de excelência, atestada pelos sucessivos resultados obtidos nas avaliações do MEC e no Guia do Estudante da Editora Abril.

– Curso venceu em diversas categorias na Exposição da Pesquisa Experimental de Comunicação (Expocom): melhor Jornal Digital, Revista Impressa, Jornal – Laboratório e Revista Customizada.

O Espaço Unisanta foi considerado o melhor jornal de TV Universitária no 18º Festival Cine Vídeo de Gramado, no Rio Grande do Sul; melhor curta de responsabilidade social, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, e ainda o melhor Programa de TV, no V Festival Aruanda de Audiovisual Universitário Brasileiro, em João Pessoa, superando 12 finalistas, entre universidades públicas e particulares. São também relevantes os trabalhos de Produção de videodocumentários, em parceria com associações e entidades não governamentais.

O jornal Primeira Impressão, citado pela Revista Imprensa como um dos cinco melhores do País, teve sua importância ressaltada pela Assembleia Legislativa de São Paulo e pela Câmara Municipal de Santos.

O Jornal Digital e Mural Primeiro Texto, produzido no segundo ano, aborda assuntos relevantes das comunidades e de entidades filantrópicas da região. As edições repercutem favoravelmente nas comunidades abordadas e na Câmara Municipal.

=Iniciação Científica – Também participam de Projetos de Iniciação Científica, com bolsas da Unisanta,   apresentam  trabalhos nos Congressos Intercom, de caráter nacional, e nos Congressos Brasileiros de Iniciação Científica (Unisanta).

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS                                                                              Duração: 4 anos   (8 smestres)                                                                                      Período (*) Diurno/Noturno

Obs.: A partir do 3º semestre do curso, o aluno do período diurno poderá ser transferido para o período noturno. A permanência no período da manhã dependerá da quantidade mínima de alunos a ser determinada pela Universidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os alunos são incentivados a participar de Projetos de Extensão Universitária, como do Jornal Primeiro Texto Especial COMUNIDADES.

Também participam de Projetos de Iniciação Científica, com bolsas da Unisanta ou apresentação de Trabalhos nos Congressos Intercom Nacional

(2018) Universidade Regional de Joinville. E trabalhos enviados para o COBRIC – UNISANTA.

 

-Cassio Barco, no Globo Esporte, Odinei Ribeiro, Sport TV ; Evandro Siqueira, produtor do Fantástico, da  Rede Globo; William Tavares, ESPS; Alexandre  Lopes. editor do G1 Santos; Almir Rizzato, fundador da agência RZT Comunicação; Márcio Tadeu, especialista em criação, pesquisa, desenvolvimento e roteiro impresso, entre muitos na mídia da Capital, da Baixada Santista e de outras cidades e estados.

 

Projetos de Extensão e Iniciação Científica

Os alunos são incentivados a participar de Projetos de Extensão Universitária, como do Jornal Primeiro Texto Especial COMUNIDADES.

Também participam de Projetos de Iniciação Científica, com bolsas da Unisanta ou apresentação de Trabalhos nos Congressos Intercom Nacional

(2018) Universidade Regional de Joinville. E trabalhos enviados para o COBRIC – UNISANTA.

 

No terceiro ano, os alunos produzem o Jornal Laboratório Primeira Impressão há mais de 20 anos. E no quarto ano, a Revista Laboratorial VIRAL.

Empreendedorismo – A disciplina sobre Empreendedorismo em Jornalismo I e II e os Trabalhos de Conclusão de Curso estimulam a inovação e possibilitam estruturar projetos na área. Nos anos de eleições, todos os veículos do Curso fazem uma cobertura especial sobre as eleições regionais, com textos, fotos, imagens e áudios.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Reportagens, redação, livros-reportagem, editoria, produção, pauta, fotografia e diagramação em jornais, revistas, rádio, tevê, produtoras de vídeo e de cinema, assessorias de imprensa e de comunicação, sites e blogs.

Área: Ciências Sociais Aplicadas

Duração: 4 anos (8 semestres)

Período: (*) Diurno/Noturno

(*) O aluno da manhã fará os dois últimos anos finais do Curso no período noturno, pois aumentam, nessa fase, as oportunidades para estágios.