Janaina Alves Klein é finalista na etapa internacional após vencer o concurso regional

A estudante Janaina Alves Klein, do 4° semestre do curso de Gestão Comercial – Moda da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi vencedora na etapa regional do concurso Moda Inclusiva e finalista na etapa internacional do concurso, realizada no dia 16/10 no Parque Água Branca, em São Paulo. A competição teve a participação de várias universidades nacionais e internacionais.

“Participar do evento foi um grande aprendizado para mim. Pude desenvolver um olhar crítico e criativo para as pessoas que necessitam de alguma roupa que seja adequada ao seu corpo, mas que também fique bonita, na moda e que valorize suas qualidades e sua autoestima.”, afirmou.

Janaina explicou que sua principal motivação foi o fato de poder ser útil para as pessoas e com isso adquirir conhecimento e aprendizado não só como parte do estudo, mas também de valorização do ser humano.

“É maravilhoso poder ver o sorriso de uma pessoa sendo prestigiada e usar uma roupa feita por mim, que foi pensada exclusivamente para ela. Proporcionar a autoestima de alguém é muito gratificante Sou vitoriosa por ter participado desde dia muito especial e quem realmente venceu o prêmio foram as pessoas com deficiência que receberam o merecido destaque”.

Além disso, a estudante declarou que ter a chance de trabalhar com um deficiente físico e intelectual na assistência social possibilitou a ela ter uma percepção mais aprofundada da necessidade de roupas adequadas, e pensar nas pessoas que hoje são ou estão desempenhando o papel de cuidadores. Portanto, a roupa feita para o concurso foi desenhada, elaborada e produzida pensando na qualidade de vida de ambos.

“Agradeço a todos as pessoas que me ajudaram a realizar esse projeto, desde a minha modelo que se prontificou alegremente a desfilar no 8° concurso de Moda Inclusiva Internacional, a jovem Vanessa Fernandes Batista e aos professores, que ao longo destes dois anos de curso se dedicaram a, não só a formar gestores em moda, mas também nos mostrar o caminho para sermos pessoas melhores na vida. Fazer parte da Unisanta é uma honra e um orgulho”, concluiu.

A aluna afirma que o curso de Moda fez toda a diferença para a criação das peças, através dos conhecimentos dos professores e a dedicação deles em transmitir os seus mais elevados conhecimentos de moda para os alunos. O curso ainda proporcionou que tivesse aprendizado em várias áreas, como desenho, criação, história da moda e arte, além dos conhecimentos em gestão.

Descrição do look:

(O projeto foi realizado pensando em uma pessoa cadeirante do sexo feminino).

– Blusa jeans leve, possui bolso canguru fechamento no ombro esquerdo com velcro para facilitar a vestimenta e dois bolsos nos braços com zíper para o próprio cadeirante abrir e fechar.

– Calça jeans médio com elastano, possui cós adequado ao cadeirante com elástico na cintura, velcro para fechamento frontal, bolso na altura da coxa e a calça tem zíper nos joelhos onde o próprio cadeirante pode retirar para virar uma bermuda. Possui também alças removíveis na frente para dar autonomia a pessoa se vestir e pequenas alças fixas nas laterais também com a mesma função.

Alça de transferência para auxiliar o cuidador na hora de fazer o transporte do cadeirante.

Acessório da cadeira de rodas.