Será inaugurada dia 5 de maio, às 19h30, nas dependências da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, a I Bienal Internacional de Gravura –Santos 2011. O evento, pioneiro na região, foi idealizado pela professora da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília (FaAC-Unisanta), Márcia dos Santtos, como parte das comemorações dos 50 anos do Complexo Santa Cecília. Ficará aberta até 05/06

Essa exposição também integra o SP Estampa 2011, evento promovido pela galeria Gravura Brasileira de São Paulo que acontecerá entre os dias 10 a 14 de maio, e compõe um circuito de espaços que trabalham com a estampa, mostrando aos visitantes a grande qualidade da gráfica nacional, ampliando o público interessado em artes visuais.

A mostra é uma realização da Aja Artes Visuais e Estúdio Valongo e possui por objetivos divulgar, ampliar a discussão e incentivar a produção de gravura original contemporânea, além de possibilitar o reconhecimento de artistas gravadores nacionais e internacionais.

São 216 artistas com 582 obras de 35 países inscritos na Bienal. Dentre elas, foram selecionadas 258 gravuras, com o objetivo de constituir uma mostra que possa contribuir para o crescimento cultural da nossa cidade e região.

A exposição contempla manifestações artísticas de diversos lugares do país e do mundo, oferecendo uma amplitude de procedimentos gráficos contemporâneos que beneficiará o público da região, ampliando o repertório sobre ‘a gravura’.

Além da mostra outras atividades paralelas acontecerão. O artista plástico Fabricio Lopez executará um lambe-lambe (cartazes colados na rua, como uma forma de intervenção urbana), nos muros da pinacoteca. O trabalho tem o título: Chuva no Mar é Desejo / Mar Belo Mar Selvagem –cartazes Lambe-lambe com textos de Flávio Viegas Amoreira e
Vicente de Carvalho.

Em comemoração ao 1º ano de aniversário do Estúdio Valongo, os reconhecidos artistas gravadores brasileiros Evandro Carlos Jardim, Marco Buti e Cláudio Mubarac realizarão uma conversa com o público sobre “A gravura
brasileira contemporânea: sua história, técnicas e procedimentos”, no dia 21 de maio, às 15 horas, na Pinacoteca Benedicto Calixto.

Também será lançada a publicação AJAx nØ 1, uma revista de arte produzida por artistas da AJA_artes visuais e convidados, os quais produziram trabalhos em preto e branco dentro de uma proposta poética sobre o deslocamento. Esse encontro é gratuito e aberto a todo o público, assim como a mostra.

A Bienal tem o apoio de: Aja Artes Visuais, Estudio Valongo, Ateliê Santos, Associação de Amigos da Pinacoteca, Fundação Pinacoteca, Galeria de Gravura, Vide vídeo, Pampa Consultoria de idiomas, Pintar materiais Artísticos e Zah! Comunicação.