Ex-aluna da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Nathália Alonso concluiu, com nota máxima, o mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Nathália formou-se em 2007 e sonhava em trabalhar na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Realizou seu desejo dois meses após o término da graduação, mudando-se para a capital de São Paulo. Em 2010, apresentou dois trabalhos no Congresso Internacional de Lesão Encefálica em Washington, nos Estados Unidos, e foi colaboradora no livro Fisioterapia Aquática Funcional, da AACD.

“Tudo isso serviu de artifício para a minha iniciação num mestrado”, disse a ex-aluna, que planejava fazer o mestrado em Santos, porém não pôde devido à data da prova ser a mesma do Congresso em Washington. “Acho que a vida não queria que eu continuasse aqui. Eu amo a minha cidade, Santos. Fiquei em São Paulo por dois anos e meio, então queria retornar para cá, mas não foi possível. Então eu resolvi tentar um mestrado num lugar renomado e descobri a Universidade de Coimbra”, comentou.

Segundo ela, a Universidade Santa Cecília sempre deu todo o suporte e apoio necessários para seus estudos. “Acho muito importante ter prática e teoria juntos, e aqui na Unisanta eu encontrei isso. Tive aulas práticas desde o 1º ano e tive apoio para fazer estágio no 4º ano”.

A Clínica de Fisioterapia e o SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta) foram destacados por Nathália. “É difícil ter de pagar a faculdade e ainda comprar livros, então ter uma biblioteca com toda essa variedade e todos os livros que eu precisava foi importantíssimo. A Clínica também é muito importante, porque deixa o aluno em contato com pacientes, ajudando-o a perder o medo e a insegurança”.

Ela e dois doutorandos da Universidade de Coimbra foram escolhidos para ir à Roma apresentar seus trabalhos e participar, representando Portugal, do Sport Performance: A Lifespan Challenge, encontro de universidades da Europa, financiado pela União Européia, visa debater questões pertinentes ao desempenho desportivo ao longo da vida.