Por Santaportal

Na manhã desta quarta-feira (9), o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) se reuniu com secretários e diretores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) para apresentar a programação da 7ª Maratona Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi, única no mundo entre universidades a patrocinar um evento deste porte, e que que será realizada no próximo dia 27 na praia da Aparecida e será transmitida ao vivo através do #Santaportal. O evento abrirá os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2012, o mais importante circuito mundial de águas abertas.

Estiveram presentes na reunião o pró reitor administrativo da Unisanta e presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira; Alcidio Michael Ferreira de Mello, secretário de Esporte e vice, editora chefe do departamento de Jornalismo, Jamile Guimarães; pai da atleta Renata Agondi, – figura emblemática da natação brasileira e homenageada pela Universidade – Raul Agondi; Rosa do Carmo José, coordenadora de natação da Unisanta ; Nilson Ricardo Machado e Emerson Cholbi, responsáveis pelo departamento de marketing do Sistema Santa Cecília de Comunicação. Durante a reunião, Raul Agondi fez uma homenagem ao prefeito eleito.

A etapa brasileira é patrocinada pela Unisanta, com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina) e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A Universidade disponibilizará a piscina e a academia da instituição para que os atletas se condicionem até o dia da disputa. A primeira equipe a chegar ao país é a equipe da Rússia, no próximo dia 19, para se adaptar ao clima da Cidade. A equipe que chegará cinco dias antes da competição será a do Japão, por conta do fuso horário.

Duração – A prova do masculino pode durar aproximadamente 2h e no feminino 2h10. O desenvolvimento dos atletas no trajeto varia de acordo com a condição marítima. Cerca 100 atletas participarão na equipe de elite, e 1.600 atletas de todas as partes do mundo se inscreveram para a disputa no Circuito de Maratonas Aquáticas.

Para Paulo Alexandre, “a prova é de referência para o calendário de Santos. Primeiro pela justa homenagem a Renata Agondi, que era santista. Em segundo, pela divulgação da Cidade, que reunirá atletas de 18 países, e que após a competição, levarão o nome da Cidade para seus países. Cada ano que se passa, a prova vai se consolidando também no setor de turismo, caracterizando nossas riquezas e os pontos positivos de Santos”, declara o prefeito.

“Esse ano contaremos com um glamour especial e teremos a oportunidade de abrir o calendário da Fina. A Cidade consegue ter essa repercussão por ser considerada de berço esportivo de atletas de diversas modalidades, em especial de natação e agora conseguimos a parceria de turismo, onde conseguiremos atrair um número mais de visitantes. São muitas vantagens que tanto o Município e a Unisanta possuem ao realizar essa Maratona Aquática, e principalmente ao festejarmos mais um aniversário da querida cidade de Santos”, cita Marcelo Teixeira.

Elite – Para aqueles que desejam participar da prova de elite, a confederação responsável deve apresentar o seu alvará. E o atleta deve possuir um histórico na modalidade. Todos os países que já se inscreveram foram registrados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

Segundo o diretor técnico da prova santista, Igor de Souza, até agora 87 atletas confirmaram participação, mas as inscrições seguem até sexta-feira (11). “Aguardamos até 100 atletas na equipe. Os destaques desse ano são as equipes da Rússia (com 13 nadadores), Inglaterra (14) e Itália (9), que participam com seleções A e B: A para a competição adulto e B para os juvenis. Os garotos e garotas entre 17 e 18 anos que serão a próxima geração da seleção brasileira competem pois a prova dá segurança e de bom condimento para as futuras disputas. Nós conduzimos a prova de forma limpa e transparente, e por isso, os países se atraem e trazem os seus atletas para Santos”, disse Igor.

Dopantes – Os atletas passam por dois exames de antidoping: um é o exame tradicional, em que se recolhe uma mostra de urina do nadador antes da prova, e outro é feito pós competição no modo surpresa – um dos responsáveis da Agência Mundial Antidoping (Wada) pode selecionar um atleta e fazer o exame para testar se há algum diurético que aumenta de forma intensa a excreção de urina e sódio pelo organismo, e que também pode estar presente em suplementos alimentares. Esse tipo de tratamento é considerado proibido pela Wada por mascarar o consumo de outras substâncias dopantes. Por isso é essencial que os atletas oficiais avisem se estão viajando ou morando em um outro lugar durante o ano inteiro.

Chip – Outra novidade na etapa é a utilização de chips, exigência da Fina. Os nadadores usarão chips nos dois pulsos, que funcionarão como mais um modo de identificação dos atletas na chegada. A filmagem na linha de chegada também será feita, mas esse método de identificação novo servirá de auxílio, já que os atletas costumam chegar ao mesmo tempo.

Organização e segurança – A 7ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta / Troféu Renata Câmara Agondi é definida pela Fina como referência em termos de organização e, sobretudo, segurança. Iniciada em setembro de 2005, a Travessia despontou como alavanca propulsora das maratonas no Brasil. “Desde nossa primeira edição, temos tomado todas as medidas para oferecer o máximo de segurança e conforto aos atletas, técnicos, dirigentes e o público em geral. Essas ações, além de alcançarem seus objetivos, têm o pleno reconhecimento da Fina”, relembra o diretor técnico.

Segundo ele, “a prova de Santos ganha o aval total da organização máxima do esporte em todos os seus aspectos, sobretudo em termos de segurança. Isso, porém, ao invés de nos envaidecer, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e compromisso de oferecer a todos os envolvidos uma disputa com todos os cuidados nos mínimos detalhes”, afirma.

Cerca de 300 pessoas estão envolvidas na organização da prova. Dentre os serviços prestados estão embarcações oficiais e de segurança, tais como: Bombeiros, barcos de segurança, salva-vidas infláveis, Capitania dos Portos, caiaques, Lancha UTI, Helicóptero, ambulâncias, lanchas rápidas para os árbitros e barcos de contorno / alimentação, entre outros.

Circuito – O circuito da FINA 10km Marathon Swimming World Cup 2013 tem início em Santos (Brasil), seguido das etapas: Viedma (Argentina), em 2 de fevereiro; Eilat (Israel), em 1º de março; Cancun (México), em 13 de abril; Lac St-Jean (Canadá), em 25 de julho; Lac Megantic (Canadá) em 10 de agosto; Hong Kong (Hong Kong), em 6 de outubro; e Shantou (China) em 13 de outubro.

2012 – O grego Spyridon Gianniotis venceu no masculino a 6ª edição da Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta. Gianniotis completou a prova no tempo de 2h11min39s. Em segundo lugar, no masculino, ficou Nicola Bolzonello, da Itália, e em terceiro, Richard Weinberger, do Canadá. A italiana Martina Grimaldi chegou em primeiro entre as mulheres, seguida por Ângela Maurer, da Alemanha, e pela brasileira Ana Marcela Cunha, da Unisanta, em terceiro.