Os atletas russos que participarão da 6ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta – Troféu Renata Agondi iniciaram, nesta segunda-feira (16) os treinamentos para a competição na piscina do Conjunto Aquático da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A prova será realizada dia 29 de janeiro (domingo), na praia da Aparecida e abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2012.

Entre os destaques da equipe está o campeão mundial de Maratonas Aquáticas de 2008 e vice-campeão da prova de 25Km do Mundial de Xangai, em 2011, Vladimir Dyatchin. O atleta possui vaga garantida nas Olimpíadas de Londres 2012 e foi o campeão da II Travessia Renata Agondi, em 2007. Além de Dyatchin, também participarão da competição os medalhistas em campeonatos mundiais, Evgeny Drattsev e Daniil Serebrennikov.

A delegação russa está composta por 17 integrantes, sendo 11 nadadores. Além de Dyatchin, Drattsev e Serebrennikov, completam a equipe os atletas: Kirill Abrosimov, Sergey Bolshakov, Vasily Boycok, Maria Bulakhova, Kirill Feofilaktov, Anastasia Krapivina, Artem Podyakov e Alexandra Sokolova.

Participarão da competição internacional 90 atletas, sendo 31 mulheres e 59 homens. Os nadadores representam 21 países, entre eles Brasil, Alemanha, Argentina, Canadá, Croácia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Itália, México, Portugal, República Tcheca, Rússia, Ucrânia, África do Sul, Equador, Ghana, Israel, Kasaquistão.

Com dotação de US$ 20 mil, a prova reverencia a memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas nacional de maratonas em todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.