Em comemoração ao centenário do Jornal A Tribuna, em 26 de março de 1994, o Complexo Educacional Santa Cecília concedeu a alguns bebês nascidos naquela data bolsas de estudos integrais, da educação infantil ao ensino superior.  Seriam sorteadas, inicialmente, 14 vagas destinadas exclusivamente a famílias de baixa renda. Porém, sensibilizada com o número de interessados a direção do Santa Cecília contemplou os 24 inscritos.

Uma das crianças nascidas naquele dia foi Bruno Bottiglieri Freitas. Agora, recém-formado em Direito pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) , Bruno conta um pouco de sua trajetória acadêmica, sobre a gratidão de ser bolsista do centenário e o orgulho de ser do Santa. Confira a entrevista:

A partir de que idade ou em que ano dos estudos você entendeu a importância de ter nascido no dia do centenário do Jornal A Tribuna e, com isso, ter sido presenteado com essa bolsa de estudos completa até a Universidade?
Desde pequeno, ainda no cantinho da tia Cecília (ensino infantil), minha mãe sempre fez questão de deixar claro quanta sorte eu tive, e como era importante aquela bolsa de estudos para minha vida.
De origem humilde, minha mãe que estudou em escola pública a vida toda, batalhou muito para me proporcionar o melhor, sendo ela um exemplo eterno de superação. Hoje, ela analista judiciária federal e eu, advogado, damos risadas ao lembrar das noites, feriados e finais de semana que passamos estudando para provas ainda no colégio.
Sabendo de todas as adversidades que minha mãe superou em sua vida, era mais do que obrigação minha entender a importância da bolsa desde cedo, principalmente, para aproveita-la ao máximo.

O que significou para você e sua família ter essa oportunidade?
Não há palavras para descrever o tamanho da gratidão minha e de minha família pelo presente a qual fui agraciado na data de meu nascimento. Sem sombra de dúvidas, é um presente eterno, que irá perdurar ao longo de toda minha vida acadêmica e profissional.

Após o Ensino Médio você já tinha definido que cursaria a Faculdade de Direito? Se não, quais outras Faculdade você pensou cursar?
Tendo em vista ser filho de policial militar e de analista judiciária, e também, neto de advogado, a carreira jurídica sempre esteve presente em minha vida direta ou indiretamente.
Nunca sofri nenhum tipo de pressão familiar, foi o contato quase que diário com as histórias profissionais dos familiares que consolidou, ainda no ensino médio, a certeza de que iria cursar direito.

Você acredita que toda a sua formação no Complexo Educacional Santa Cecília te trouxe mais estabilidade e segurança?
Foram praticamente 20 anos dentro do Complexo Educacional, passando pelos cuidados de inúmeros profissionais. Desde o Cantinho da Tia Cecília até a Universidade Santa Cecília, na Faculdade de Direito, não tenho dúvidas que a Instituição me preparou não só para meu futuro profissional, mas sim para a vida.
Posso afirmar com propriedade que o Complexo reúne docentes dedicados e comprometidos com o crescimento acadêmico, profissional e pessoal do aluno, atendendo individualmente as necessidades destes, (dificuldades, aspirações, facilidades, ideias e até dúvidas profissionais).
Sempre tive orgulho de ser aluno da instituição sendo esta, muito bem reconhecida e recomendada nas entrevistas de emprego que fui, bem como, em Tribunais, Delegacias e Autarquias as quais tive que frequentar em decorrência do Estágio.
Com o Exame de Ordem não foi diferente, o contato com ex-alunos recém aprovados no exame, trouxe a segurança de que a instituição atende todos requisitos para aprovar alunos ainda no penúltimo semestre do curso, como foi o meu caso.

Ao longo da faculdade, você estagiou? Se sim, quais foram as empresas e/ou escritórios, em quais períodos do curso e por quanto tempo?
R: Sim, logo no primeiro ano de faculdade, fiz parte do quadro de estagiários da Delegacia da Receita Federal do Brasil, de julho de 2012 até dezembro de 2013.
Após a Receita Federal, fui aprovado em entrevistas e concursos públicos de estágio, dentre eles, o da Defensoria Pública do Estado de São Paulo em 30/09/2014.
Mesmo com as aprovações, preferi auxiliar meu avô, (advogado), em seu escritório de advocacia, que sempre (sob sua supervisão) me deu autonomia para desempenhar praticamente todas as atividades inerentes a sua profissão. A ele devo toda minha prática jurídica.

Quais os valores e conhecimentos que a Faculdade de Direito da Unisanta proporcionou para a sua carreira profissional?
Vale destacar, que a grade de docentes das mais variadas áreas do direito auxilia o aluno e traz ao acadêmico, uma maior perspectiva sobre o mundo jurídico e seus operadores, e isto a Universidade Santa Cecilia tem de sobra.
Tive contato ao longo do curso com Advogados, Juízes, Promotores, Desembargadores, Delegados, Procuradores, sendo que, este contato é importante para dirimir dúvidas inerente as carreiras, como atribuições, salários, e o dia a dia do profissional.
Destaco que isto marcou muito, pois, o maior receio de todo acadêmico de direito é terminar a faculdade sem saber qual norte irá seguir, observada as inúmeras possibilidades profissionais disponíveis ao término do curso.
Importante destacar ainda que a Faculdade disponibiliza inúmeras ferramentas para auxiliar na formação do aluno, desde uma biblioteca ampla e atualizada, inclusive no âmbito digital, até Simulados Semestrais de Exame de Ordem, isto, garantiu a mim e os demais alunos uma segurança não só na aprovação do exame de ordem, mas também, na aprovação de concursos posteriores ao término da faculdade.
O retro evidenciado se corrobora com os crescentes números de ex-alunos bem-sucedidos que voltam à instituição para lecionar ou ministrar palestras.

Agora, formando-se em Direito, já com a sua aprovação na OAB, quais são as suas perspectivas para o futuro?
Para um operador do Direito, visto a imensidão de possibilidades profissionais que nos cercam através dos concursos públicos, é muito difícil decidir de forma inequívoca qual norte seguir.
Atualmente pretendo advogar com o objetivo de cumprir os anos de experiência jurídica obrigatórios para, posteriormente, dedicar-me integralmente ao concurso de Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo.