Foram selecionados 48 trabalhos da Universidade nas áreas de Administração, Arquitetura, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharias, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Sistemas de Informação.

Alunos de diversos cursos da Universidade Santa Cecília participam do 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP), evento que ocorre na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, entre os dias 29 e 30 de novembro. O tema central neste ano é: Direitos Humanos.

“Em tempos de grandes desigualdades sociais, discursos de ódio e polarização, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é fundamental para que determinados direitos sejam garantidos a todos os indivíduos”, explica o Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino  no Estado de S. Paulo, que promove o CONIC 2019.

A Unisanta se destaca por sua afinidade com os ideais propostos. Dos 48 trabalhos apresentados no 19º CONIC por alunos da Unisanta, muitos contemplam os objetivos  propostos pela United Nations Academic Impact (UNAI), associação internacional ligada às Nações Unidas (ONU).

A Universidade Santa Cecília integra, desde maio de 2019, o seleto grupo de 31 instituições brasileiras que participam dessa rede de compartilhamento de pesquisas, pautadas sempre convergindo com os dez princípios básicos enunciados pela ONU:  Erradicação da Pobreza, Construção de Capacidades, Educação para todas e todos, Cidadania Global, Acesso à Educação Superior, Direitos Humanos, Diálogo Intercultural, Paz e Resolução de Conflitos, Sustentabilidade e a Carta das Nações Unidas.

A profa. dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, diretora do Centro Institucional de Pesquisa da Unisanta, afirma que os trabalhos inscritos e aprovados no 19º CONIC passaram por um processo rigoroso de seleção. “É uma excelente oportunidade para disponibilizar à sociedade os resultados da pesquisa científica para o desenvolvimento científico e tecnológico do País”.  A coordenadora completa ainda: “participar no CONIC é uma importante ferramenta para a formação acadêmica e profissional mais qualificada para o mercado de trabalho, além de ter um valor social e institucional inestimável”.

Muitos trabalhos aprovados são fruto de um projeto de iniciação científica com bolsa PIBIC, PIBIT-CNPq ou financiada pela própria Unisanta durante o biênio 2018-2019. Um dos exemplos é a aluna do Curso de Fisioterapia, Amanda Azevedo Fumagalli, sob orientação da Profa Dra Sheila de Melo Borges, que em 2018 foi contemplada com o  1º lugar com o trabalho “Relação entre medo de cair com dupla tarefa funcional em idosos com e sem déficit cognitivo” e que,  este ano,  apresentará a continuidade do sua pesquisa de Iniciação Científica, financiada com bolsa PIBIC-CNPq.

Engenharias – O trabalho dos alunos Caio Almeida e Stefani Delmondes, do curso de Engenharia de Computação, é outro  exemplo de projeto com foco nos objetivos da ONU.  Eles desenvolveram um “Aplicativo para auxílio na rotina de pessoas com autismo”, mostrando a possibilidade da integração eletrônica para o auxílio na rotina de pessoas com tal enfermidade.

Cinto de segurança –  A Unisanta também desenvolve trabalhos multidisciplinares. A aluna Suelen Firmino, de Engenharia de Produção, apresenta a pesquisa intitulada Projeto de um Cinto de Segurança para Mitigação de Efeitos em Quedas da Síndrome da Suspensão Inerte, com a participação dos cursos de Engenharia e Fisioterapia.  O trabalho considera o aperfeiçoamento de um cinto de segurança visando minimizar efeitos da Síndrome da Suspensão Inerte, situação em que o trabalhador,  ao ter sua queda retida pelo cinto, fica vulnerável a problemas circulatórios. O projeto identifica tensões e reações mecânicas e seus efeitos orgânicos, para aperfeiçoar o dispositivo. Os orientadores são os Profs. Drs. Áureo Figueiredo (Engenharia), José Carlos Morilla (Engenharia) e Ivo Koedel Filho (Fisioterapia).

Saúde e meio ambiente – As questões ambientais, tão em pauta pela ONU, também estão entre os temas. Augusta Ceranto Uso de Sensoriamento Remoto para Detecção e Mapeamento da Qualidade do Ar da Cidade de Santos-SP é o título abordado pela aluna Larissa Ribeiro, de Ciências Biológicas.  A pesquisa foi premiada entre as melhores do XI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), realizado pela Unisanta, em outubro.

Na área de Odontologia, aluna Karina dos Santos Almeida de Godois participa com pesquisa sobre  Higiene e Saúde Oral em Pacientes com Necessidades Especiais, Avaliação dos Conhecimentos e Métodos Empregados por Cuidadores / Responsáveis.

Outros dois trabalhos que serão apresentados no Conic também foram destaque no Cobric. São eles:  Os Robalos e a Pesca Esportiva na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (Peruíbe/SP), da aluna de Administração  Patrícia de Oliveira (3º lugar)  e Avaliação da Suscetibilidade de Diferentes Espécies de Candida Spp a Extratos e Frações Semi-Purificadas de Cocos Nucifera Linn, da estudante de Farmácia Carmem Bianca Mecena do Espirito Santo (4º lugar).

 Confira os temas das pesquisas da Unisanta no 19º CONIC

Administração
Patrícia de Oliveira
Os Robalos e A Pesca Esportiva na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (Peruíbe/SP)

Arquitetura
Beatriz Carregosa Oliveira
Projeto Arquitetônico de um Ponto de Parada e descanso Para Caminhoneiros Em Cubatão.

Cc. Biológicas
Larissa Augusta Ceranto Ribeiro
Uso de Sensoriamento Remoto para Detecção e Mapeamento da Qualidade do Ar da Cidade de Santos-SP

João Henrique Alliprandini Costa
Influência da Complexidade de Hábitats e Exclusão de Peixes sobre Macroinvertebrados Bentônicos de Riachos Costeiros

Luiz Henrique Meyer Rocha; Lucas Franco E Almeida
Delimitação Morfológica e Construção de Bibliotecas Gbs de duas Espécies de Myrcia DC.

Isabella Perez, Luiz Meyer e Lucas Franco, do 4º semestre de Ciências Biológicas

Isabella Freitas Perez
Respostas Fisiológicas do Camarão Branco do Pacífico (Litopenaeus Vannamei, Boone, 1931) Cultivado Intensivamente no Sistema de Bioflocos na Ausência e Presença de Substrato Artificial.

Mateus Miranda Caires Cardozo
Avaliação Ecotoxicológica do Anti-Inflamatório Diclofenaco em Echinometra Lucunter sob Cenário de Acidificação Oceânica

Direito
Rafaela Nascimento de Andrade
Avaliação de Desempenho dos Servidores Públicos Civis da União

Carolina Komora Tambeiro Salvador Watanabe
Vedação à Prisão Provisória no Período Eleitoral

Ed. Física
Tauan Dantas Santos Nascimento
Acompanhamento Longitudinal do Perfil Antropométrico de Nadadores das Categorias de Base da Equipe Unisanta
Eng. Computação
Caio Almeida dos Santos; Stefani Delmondes Makiuchi
Aplicativo para Auxílio na Rotina de Pessoas com Autismo

Gabriel Guerra dos Santos; Luiza Olveira Santos Moraes de Souza
Aplicativo para Monitoramento da Alimentação de Pets

Thiago Estácio Barata; Israel França Fang Durra
Alarme Sem Fio para Alerta de Emergência para Deficientes Auditivos que Trabalham na Indústria

Thomas Alexandre de Grava Oliveira Rodrigues Simões; Lucas Albissú Carnaval; Lucas Bezerra Costa da Silva; Lucas Santana Ferreir
Sistema de Segurança com Dupla Validação através de Reconhecimento Facial e Rfid

Angela de Lima Menezes; Bianca Magalhães Dionízio; Rafael Roberth Silva Sampaio
Aplicativo Colaborativo para Avaliação de Ações Sustentáveis em Estabelecimentos do Ramo Alimentício – Green Food Explorer

Lucas Henrique dos Santos; Pedro Marcos Gonçalves de Araújo Diegues Pinto
Alagou – Aplicativo Colaborativo para Monitoramento de Pontos de Alagamento

Daniel Alexandre Carneiro; Manoel Fernando Thomaz Lopes Conceição; Thomas Tavares Dias
Intpia – Separação de Água e Óleo

Vinicius Campos Gregório; João Vitor Silva de Barros
Gerador e Gerenciador de Energia Proveniente de Águas Pluviais

Daniel de Vasconcelos Costa Zanutto; Bruno Raphael Ferreira de Souza; Rafael Leal Prada dos Santos; Walter Tadeu Martins Filho
Impressora Braille Open Source Desenvolvida na Rede Fablab

Gabriel de Carvalho Souza; Gustavo Dias Lobianco De Souza
Robô de Atendimento com Inteligência Artificial para Clínicas de Medicina Diagnóstica

Jorge Elias Rodrigues Junior; Diego Dias Andreosi; Matheus Marin Rocha da Silva
Sistema de Gerenciamento de Abastecimento de Água em Condomínios

Vinicius Zancanari de Santana; Luiza Cariani Araujo; Renan Barroso dos Santos; Victor Leonardo Pasqualini Gazolli
Protótipo de Monitor Cardíaco Wifi via Aplicativo

Letícia Barboza Clavisso; Davi Augusto Kleiser dos Santos
Lixeira Inteligente Separadora de Materiais Recicláveis

Diogo Medina Freire Flores; Douglas Enrique Duarte Lisboa; Matheus Costa; Yago Silva Barbosa
Sistema de Auxilio a Locomoção de Deficientes Visuais via Aplicativo e Beacons

Lucas Moraes Gomes; Gabriel Souza De Paula
Aplicativo Informativo de Filas em Restaurantes
Eng. Eletrônica         
Rodrigo Pilotto da Silva; Fernando Martins Borges da Silva; Marcelo Casari Amorim; Thanmyris Teixeira de Campos Ricardo
Sistema Inteligente para o Ajuste Automático da Inclinação de Cadeiras de Rodas em Declives

Matheus Ornelas Barata; Dríade Íris Heitor Rosa; Raphael Pereira Hader
Sistema de Reconhecimento de Voz para Auxílio a Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida no Acionamento de Elevadores

Eng. Mecânica
Igor Zaarour Alves
Estudo sobre a Redução nos Custos de Implantação da Microirrigação por Gotejamento

Marco Aurélio Soares da Silva; Cleber Henrique Barbosa do Nascimento; Erick Cirilo Azevedo Portela; Júlio César Fernandes Massaneiro; Matheus Vinícius de Abreu Roque; Rodrigo de Oliveira Freire
Desenvolvimento do Projeto de um Veículo Monoposto Movido a Energia Elétrica

Leonardo Murad Rumen; Abner Oliveira de Souza; Brandon Lopes Fernandes; Rafael Ferreira da Silva; Vinícius Brandão Frischeisen Simulação da Elevação Artificial com Uso de Gás Lift em Poços Offshore de Petróleo

Eng. Petróleo/Eng. Química           
Marcos Eduardo Silveira Lima; Higor Silva Dias de Matos; Hyago Gustavo Jofre Ferreira; Luis Eduardo Ribeiro Peter Bueno; Marcela Siqueira Miranda da Silva; Maria Laura Patella Couto
Análise Experimental da Perda de Carga em Unidade Piloto de Transporte Pneumático com Farelo de Soja em Curva de 90° e Tê Saída Lateral

Eng. Produção          
Suelen dos Santos Ferreira Firmino
Projeto de um Cinto de Segurança para Mitigação de Efeitos em Quedas da Síndrome da Suspensão Inerte.

Tales Fariñas Rodrigues; Alexandre Mendes Alves  Aplicação do Problema Generalizado de Atribuição na Alocação de Alunos do Ensino Fundamental I à Rede Municipal de Ensino da Cidade de Santos – SP.

Eng. Química
Vitória Martins de Lima Moscatelli; Bruna Paiva da Silva; Mariana Santos da Silveira; Natallyam Vargas de Barros
Extração do Óleo da Moringa Oleifera Lam para Tratamento de Água de Reuso

Farmácia

Carmen Bianca Mecena, aluna de Farmácia

       
Carmem Bianca Mecena do Espirito Santo
Avalição da Susceptibilidade de Diferentes Espécies de Candida Spp à Extratos e Frações Semi-Purificadas de Cocos Nucifera Linn

Nicole Mattos do Nascimento; Higor João Amorim Silva    Formulação de Nova Forma Farmacêutica a Partir de Folhas de Bauhinia Forficata

Fisioterapia   
Caroline Rodrigues de Jesus
Influência da Linguagem Corporal pelo Método Godelieve Denys-Struyf na Dor e na Depressão Pós-Parto no Puerpério Imediato

Larissa Cristina Silva
Uso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Básica à Saúde no Município de Santos

Amanda Azevedo Fumagalli
Relação entre Auto-Avaliação de Saúde e Síndrome da Fragilidade em Idosos

Giovana Carolina Lao Rosa
Relação de Queixas Subjetivas de Memória e Desempenho Cognitivo em Testes de Rastreios e Sintomas Depressivos Aplicados em Idosos

Lucca Nunes Aguillar
Ultrassom Terapêutico e Exercício Excêntrico na Recuperação Funcional e Redução da Dor em Corredor com Tendinopatia Patelar: Relato de Caso

Luana Cristina Alves de Alencar
Sexualidade na Terceira Idade: Fatores que Influenciam na Vida Sexual dos Idosos

Odontologia

Prof. Marcos Tadeu, Coordenador dos Programas de Mestrados e Doutorados e Maria Emília Ferreira, aluna de Odontologia

Karina dos Santos Almeida de Godois
Higiene e Saúde Oral em Pacientes com Necessidades Especiais, Avaliação dos Conhecimentos e Métodos Empregados por Cuidadores / Responsáveis.

Maria Emília Mota Galdino Ferreira
Análise da Prevalência de Parestesia como Complicação Pós-Operatória de Exodontias de Molares Inferiores realizadas na Universidade Santa Cecília

Gabriela Milani
Análise da Estabilidade do Hipoclorito de Sódio a 1,0% em relação ao seu PH e Concentração

Letícia Cunha da Silva
Analise da Prevalência de Dor, Edema e Trismo após Exodontias de Molares Inferiores realizadas por Graduandos de Odontologia

Sistemas de Informação      
Daniel Bielski Tavares; Brendon Gomes dos Santos; Felipe Nascimento Cunha; Felipe Nascimento Cunha; Luan Faustino da Silva; Rodrigo Marques Coelho; William Cabral de Paiva
Desenvolvimento de Cases envolvendo a Computação Cognitiva