Depois de levar o time de alunos do Colégio Santa Cecília ao título de campeões brasileiros e sul-americanos de futsal escolar 2015, o técnico Fabricio Monte, formado pela Faculdade de Educação Física e Esporte – Fefesp da Universidade Santa Cecília – Unisanta, encara um novo desafio em sua carreira: ensinar futsal na terra do Rugby, a Nova Zelândia, país insular no sudoeste do Oceano Pacífico.

Desde o início de janeiro, Monte leciona a disciplina futsal a jovens de 10 a 14 anos, a convite do professor Callum Christopher, da escola Mount Roskill Grammar School, localizada na cidade de Auckland. “Aqui na Nova Zelândia, futebol e futsal são matérias da grade escolar, como português, matemática e geografia. Por entender que o futebol é um esporte mundial, que envolve muitos valores, o governo adotou essa modalidade esportiva como conteúdo a ser ensinado em sala de aula”, disse o técnico brasileiro.

A trajetória de sucesso no treinamento dos alunos do Colégio Santa Cecília foi um dos fatores que valorizou o trabalho de Fabrício e despertou a atenção do professor Christopher, quando este fez estágio no Brasil ao lado de Fabrício, no ano passado. “Ao retornar à Nova Zelândia, ele me convidou a dar aulas de futsal para mostrar o trabalho que realizei com os meninos brasileiros”.

Além da Cultura diferente, Fabrício enfrenta o desafio de lecionar em inglês. “Dou aulas todos os dias pela manhã, falando em inglês, mas tenho a ajuda de um intérprete. O inglês daqui é britânico, por isso aproveito para aperfeiçoar o idioma”, comentou.

As atividades na Oceania irão acontecer por duas semanas, mas Fabrício já tem convite para retornar em 2017. “Eles estão muito curiosos em saber como o Colégio Santa Cecília conseguiu ser o melhor colégio do Brasil e da América do Sul no futsal”, afirmou.

Sobre a cidade, o brasileiro só faz elogios. Disse estar encantado com as belezas naturais, a qualidade de vida e a segurança. “O país é lindo, a cidade de Auckland é fantástica. E o melhor de tudo, não tem trânsito…a cidade tem 1,5 milhões de habitantes”.

Ao voltar para o Brasil, Fabrício inicia seu trabalho no comando das equipes de futsal sub 12 e sub 16 do Santos FC.

 

FAbricio Monte Nova Zelandia (1) FAbricio Monte Nova Zelandia (2) FAbricio Monte Nova Zelandia (3) FAbricio Monte Nova Zelandia (4) FAbricio Monte Nova Zelandia (6) FAbricio Monte Nova Zelandia (7) FAbricio Monte Nova Zelandia (8) FAbricio Monte Nova Zelandia (9) FAbricio Monte Nova Zelandia (10)

FAbricio Monte Nova Zelandia (5)