Unisanta amplia, reforma e reorganiza ambientes do Campus

1065

O Complexo Educacional Santa Cecília continua ampliando e reorganizando suas instalações visando proporcionar melhor comodidade e aproveitamento para os alunos e professores.

Clínica de Fisioterapia – Para preencher uma lacuna existente na Região e realizar atendimento inédito para pacientes hemofílicos, a Faculdade de Fisioterapia da Unisanta e o Rotary Club de Santos – Porto inauguram, na próxima segunda-feira dia 25/3, às 19h, o 1° Ambulatório de Fisioterapia e Recuperação Funcional de Hemofilia e Coagulopatias Hereditárias do Litoral Paulista, em área ampliada da Clínica de Fisioterapia da Unisanta. O ambulatório está instalado em uma área também ampliada da Clínica de Fisioterapia da Unisanta.

A proposta foi levada ao Rotary Santos – Porto que, junto à Fundação Rotária Internacional, financiou todos os equipamentos adquiridos. Hoje, o local conta com equipamentos com a mais alta tecnologia empregada no mundo para se obter ação cicatrizante, ação anti-inflamatória, analgésica, de fortalecimento muscular e de prevenção de deformações.

“Somos referência no atendimento de amputados, na área de ginecologia e obstetrícia, neurologia – adulto e infantil, ortopedia, traumatologia, fisioterapia esportiva e dermatologia. Agora nós queremos nos tornar também excelência no atendimento de pacientes hemofílicos e outras coagulopatias hereditárias como anemia falciforme, entre outras”, disse a diretora de Saúde da Unisanta, Dra. Caroline Teixeira.

Além dos hemofílicos, a Unisanta ampliou também os atendimentos fisioterapêuticos gratuitos em diversas especialidades. Novos equipamentos foram integrados à Clínica Universitária de Fisioterapia da Unisanta, que agora incorpora o Centro Metropolitano de Recuperação Funcional, ampliando as especialidades de atendimento.

O local, entre os mais bem equipados e modernos serviços de Fisioterapia e Recuperação Funcional do Brasil, passou por uma ampliação de 126 metros quadrados feita pela Unisanta e contou com a substituição da maioria dos equipamentos, atualmente instalados, por outros novos e da mais alta tecnologia para tratamento de diversas patologias.

“Teremos um estúdio de Pilates, a Mecanoterapia será substituída por novos equipamentos da marca Life Fitness, macas motorizadas, aparelhos de eletroterapia da mais alta tecnologia e grande eficácia, entre outros. Tudo isso é resultado do engajamento de duas instituições, que sempre visaram proporcionar o bem ao próximo”, afirma a Dra. Caroline.

Ainda de acordo com a diretora, as mudanças irão favorecer tanto aos alunos estagiários como à população, que recebe os atendimentos. “As mudanças serão feitas para beneficiar o nosso aluno estagiário, que conta com uma estrutura diferenciada para o aprendizado de novas técnicas em sua área e terão a possibilidade de utilizar e manipular, no paciente, aparelhos dificilmente encontrados numa Universidade. Além disso, continuará beneficiando a população, que já recebe todo o atendimento com qualidade e de forma gratuita”.

Para o diretor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira Filho, as ampliações trarão benefícios para a realização de processos internos e atendimento ao público. “Temos que pensar como se fosse um maquinário de um relógio, feito de várias engrenagens. Cada engrenagem é um setor da nossa instituição. Se uma não funciona bem, todas as demais têm suas funções comprometidas”, explica.

“Com a integração destes setores, certamente teremos uma otimização dos processos internos e melhora na prestação de serviço aos nossos alunos, colaboradores e para as diversas pessoas que transitam pelo Campus. O objetivo é ter um ganho de produtividade e a informação mais precisa e correta com todos no mesmo ambiente de trabalho. Estamos estudando também uma forma de utilizar a tecnologia (programas) para gerir todas as áreas, de modo que todos possam acompanhar o que está sendo feito e solicitado, com prazos e metas”, acrescenta.

Call Center, Central de Atendimento e Atendimento Digital – O setor de Call Center, a Central de Atendimento e o Atendimento Digital expandiram seus serviços. “Visando à melhoria no atendimento do público interno e externo, o setor de Call Center, implantado no 2º semestre de 2018, foi ampliado. A Central de Atendimento continua no mesmo local, mas teve a área útil aumentada com a possibilidade de instalação de novos pontos de atendimento. O setor de Atendimento Digital agora conta com atendimento via WhatsApp e via chat online no site para tirar dúvidas em tempo real, o que é visível através do ícone do aplicativo na plataforma”, afirmou o diretor de Marketing da Unisanta, Prof. Marcus Teixeira Penteado.

Sala de Estudos – Com mesas de reuniões, ambiente climatizado e acesso rápido à internet, a Sala de Estudos (127 do Bloco M) foi ampliada e agora possibilita a acomodação de mais de 60 estudantes.

Relacionamento e Novos Mercados – A Diretoria de Relacionamento e Novos Mercados, que também responde pelo Setor de Estágios, está mais próxima dos alunos, no térreo do Bloco F. Lá, o estudante pode ter acesso à oferta de vagas no mercado de trabalho, além de conhecer as parcerias e os convênios institucionalizados pela Universidade. Para o diretor de Relacionamento e Novos Mercados, Rodrigo Reis Sessa, a mudança para o piso térreo “significa não somente uma maior facilidade de acesso aos nossos alunos, mas principalmente a vontade da Universidade em estar mais próxima de seu corpo discente e docente”.

“Vamos proporcionar aos alunos informações e atendimento com ampla qualidade. Buscamos mostrar as oportunidades no mercado de trabalho de nossos futuros profissionais e atuamos próximo dos diretores e coordenadores de cursos, trabalhando em conjunto para aproximar o mundo empresarial de nosso universo acadêmico”, acrescenta o diretor.

Diplomas, Proler, Internacionalização e Centro Institucional de Pesquisas – Alguns setores que estavam alocados no Centro de Atendimento Integrado agora estão instalados no 1º andar do Bloco M – antiga sala 122. São eles: Setor de Diplomas; Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Baixada Santista (Proler/BS – Unisanta); Internacionalização e Centro Institucional de Pesquisa.

 

 

 

 

 

Prefeitura do Campus – A Prefeitura do Campus também foi ampliada (térreo do Bloco M – ao lado do Banco Itaú) e passa a agregar os setores de Compras, Manutenção e Patrimônio.

NPH – O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH/Unisanta) ganhou novo espaço, na sala 119 do Bloco M. Ligado ao curso de Engenharia Civil, realiza pesquisas com simulações em computador, da hidrodinâmica e da qualidade das águas costeiras. Disponibiliza, em tempo real, dados e previsão do nível do mar, de correntes e agitação marítima na Baía e Estuário de Santos. Desenvolve atividades de pesquisas no âmbito nacional e internacional na área de modelagem numérica e monitoramento ambiental em ecossistemas aquáticos.

Futebol Society e Ginásio Poliesportivo – Outro ambiente remodelado foi o Campo de Futebol Society. Com 756 metros quadrados, o espaço recebeu grama sintética de alta tecnologia, similar aos de clubes profissionais do País, como do Centro de Treinamento do Atlético Paranaense, Sociedade Esportiva Palmeiras, Santos Futebol Clube entre outros. O novo gramado é homologado e aprovado pela FIFA. O espaço contará também com iluminação de LED, melhorando a qualidade das atividades esportivas.

O Ginásio Poliesportivo, palco de muitas partidas dos Jogos da Unisanta, de aulas práticas da Fefesp e de escolinhas de esportes, também ganhou novo piso.
“As reformas contribuem para a qualidade das atividades práticas da Fefesp. O espaço mais amplo do Society permitirá a realização de aulas de futebol, atletismo e atividades funcionais com maior qualidade e conforto. O Ginásio Poliesportivo foi reformado com piso de madeira especial, com sistema de espuma, que visa proporcionar o amortecimento do impacto das práticas esportivas, além de ajudar a prevenir lesões. O piso trará maior performance nas aulas de futsal, basquete, vôlei, handebol e dança, entre outras modalidades”, afirmou o coordenador da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (Fefesp), Prof. Nicolau Teixeira Ramos.

Pós-Graduação, Mestrados e EAD – Os setores de Pós-Graduação e de Mestrados também ganharam casa nova, as salas F33 e F34, e as de Educação a Distância foram ampliadas para melhor atender o público.

Colégio Santa Cecília – E as ampliações não ficaram apenas nas áreas da universidade, o Colégio Santa Cecília também ganhou melhorias. Foi inaugurado o novo Parquinho Infantil, totalmente climatizado. Nele, crianças da Maternal I ao 3º ano do Ensino Fundamental podem desfrutar de momentos de lazer em dias de chuva ou sol.

Também faz parte do planejamento de melhorias a modernização do antigo parque (ao ar livre). “Compramos um moderno Brinquedão, que está instalado no parquinho do pátio do Bloco A”. Com estas duas opções, nossas crianças têm a possibilidade de brincar ao ar livre e também, em dias de chuva ou intenso calor, em um ambiente climatizado”, afirmou a diretora Marilisa Grottone.

Marilisa lembra ainda que as salas de Música, Dança, Teatro, Recreativas e de Estudos também foram remodeladas e ampliadas para melhor adequação destas atividades.

Próximas melhorias

Sala de Descompressão – Ainda no primeiro semestre letivo de 2019, haverá mais um espaço instalado no Campus, pensando no bem-estar de alunos e colaboradores. Comum em gigantes da tecnologia como Google, Facebook e LinkedIn, a Sala de Descompressão está sendo projetada com decoração colorida e descontraída, com puffs, mesas de jogos, videogames e TV, sofás e livros. No local serão oferecidas atividades lúdicas e coletivas.

A Sala de Descompressão também terá papel importante na promoção da integração da equipe e networking. Conviver com os colegas em ambiente descontraído colabora para criar vínculo entre os integrantes da equipe, estimula conversas sobre diferentes assuntos e potencializa as afinidades. O projeto arquitetônico e de engenharia está a cargo da Equipe do Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura da Unisanta, formada por professores e alunos dos cursos.

Santa Cecília TV e Rádio – O Sistemas Santa Cecília de Comunicação, que completou 22 anos, também traz novidades em 2019. O sinal da Santa Cecília TV, que já atinge as cidades da região Metropolitana da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Guarujá e Mongaguá), será ampliado para o Vale do Ribeira e litoral norte do Estado de São Paulo.

Ainda no 1º semestre deste ano, o sinal de retransmissão será estendido para os municípios de Registro, Pariquera-Açu, Miracatu, Juquiá, Jacutinga, Iguape, Eldorado, Cajati e Apiaí, além de Ubatuba. Posteriormente, os telespectadores de Peruíbe, Itanhaém, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião também terão acesso ao mix de programação produzido na região do Litoral Paulista que faz da Santa Cecília TV uma referência regional.

As instalações e a programação da Santa Cecília TV e da Rádio Santa Cecília FM também serão repaginadas e modernizadas ainda neste semestre.