Curso de Odontologia inaugurará nova clínica na Unisanta em 2022

No próximo ano letivo, o campus da Unisanta terá mais uma novidade: a nova clínica de Odontologia, a ser instalada no terceiro andar do bloco E. Com 25 equipamentos novos e de ponta, o espaço terá o intuito de aumentar a capacidade de atendimento da atual clínica, localizada no segundo andar do mesmo bloco, e suprir as necessidades de alunos e pacientes da Odontologia.

Uma das marcas registradas do curso de Odontologia da Unisanta, a Clínica de Odontologia permite um contato prático dos alunos desde o primeiro ano de curso. Supervisionados por professores, os estudantes reproduzem todas as operações de um consultório e realizam atendimentos em diversos pacientes, desde crianças até adultos, em áreas como dentística, endodontia, prótese e cirurgia.

No segundo andar do bloco E, já existe uma clínica de Odontologia com 80 boxes individuais, que é palco de consultas e aulas práticas há anos e será mantida. Porém, com a criação do período noturno do curso, que tem a duração de 10 semestres (antes só havia Odontologia no período integral, com 8 semestres de duração), o número de alunos matriculados aumentou expressivamente. Além disso, o novo espaço possibilitará a criação de novos cursos de pós-graduação em diversas áreas.

Por essa razão, a Unisanta disponibilizou uma área de cinco salas de aula no terceiro andar do bloco E para a construção de uma nova clínica com 25 novos equipamentos modernos, com uma tecnologia diferenciada. “Devido ao alto número de alunos, essa clínica manterá a carga horária prática sem prejuízo para os alunos, o que continuará sendo nosso grande diferencial”, destacou a diretora de Ciências da Saúde da Unisanta, Dra. Caroline Simões Teixeira, que ainda complementou: “Nós vamos conseguir aumentar o número de cursos de especialização, atualização e aperfeiçoamento”.

O espaço, que será inaugurado entre o mês de março e o final do primeiro semestre de 2022, vai seguir o mesmo padrão da clínica do segundo andar. “Boxes individuais com divisórias de granito com acréscimos de vidro, ar-condicionado com um filtro diferente do usual, tudo dentro das normas de biossegurança”, disse a coordenadora do curso de Odontologia da Unisanta, Dra. Rosangela Aló Maluza Florez.

Seguindo todas as normas de biossegurança e com capacidade de comportar 50 alunos (em duplas), a clínica terá 25 equipamentos odontológicos acoplados da marca Gnatus, pias com torneiras acionadas por comando, dois mochos (cadeira ergonômica) por equipo, negatoscópio (painel de luz projetada para leitura mais precisa de exames de imagem), farmácia com fácil acesso de primeiros socorros, dois aparelhos digitais de radiografia periapical (dos dentes), paredes e portas baritadas e vidro plumbífero (ideais para locais com procedimentos radiológicos), sete bombas a vácuo (que fazem a sucção dos fluidos bucais), etc.

Para deixar ainda mais clara a modernidade dos aparelhos que estarão presentes na nova clínica, Dra. Rosangela fez uma comparação. “Os refletores da clínica atual têm apenas uma luz. O refletor do novo equipamento tem três LEDs, o que não muda cor de resina, não esquenta paciente, não dá uma discreta distorção. Nós, dentistas, precisamos muito da luz do dia e esse refletor é muito próximo disso. […] Tudo o que é necessário para o bem-estar do paciente, do profissional e do aluno vai ter nessa clínica”.