Novamente, a Universidade Santa Cecília – Unisanta teve seus cursos de graduação (presencial e a distância) avaliados com a nota máxima do Ministério da Educação (MEC). Os últimos cursos a receberem o Conceito 5 (numa escala de 1 a 5) foram Ciências Contábeis, na modalidade presencial, e Licenciatura em Pedagogia, oferecido no Ensino a Distância.

O desempenho dos cursos de graduação é dado através do Conceito Preliminar do Curso (CPC), que considera o desempenho dos estudantes no último Enade, além da qualidade do corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, entre outros itens.

Na Baixada Santista, dentre os cursos de Ciências Contábeis avaliados em 2015, o da Unisanta foi o único a receber nota máxima no CPC.

No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2015 – prova que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação – o mesmo curso da Unisanta também obteve nota máxima 5.

O resultado, coloca o curso da Unisanta entre os dez melhores do país, considerando-se instituições de ensino públicas e particulares. No estado de São Paulo, o curso fica entre os cinco melhores e, na região, ocupa o primeiro lugar, de acordo com os dados do MEC.

Na modalidade EaD todos os cursos oferecidos pela Unisanta estão muito bem avaliados pelo MEC, com excelentes conceitos. Licenciatura em Pedagogia obteve o conceito máximo 5. Obtiveram o Conceito 4 os cursos de EaD em Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Processos Gerenciais e Segurança Pública.

Já haviam sido avaliados anteriormente e recebido a nota 5 (máxima) os cursos presenciais de Direito, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Arquitetura e Urbanismo e Gestão Comercial Moda. O conceito foi dado em decorrência do Reconhecimento do Curso ou do Conceito Preliminar do Curso.

Receberam o Conceito 4 do MEC (numa escala de 1 a 5) os cursos presenciais de Administração, Jornalismo, Design de Interiores, Educação Física, Engenharia de Petróleo, Fisioterapia, Odontologia, Produção Multimídia e Sistemas de Informação.

Os demais cursos da Unisanta também estão muito bem avaliados com conceitos positivos do MEC.

Conceito Institucional – O MEC também avalia as instituições de ensino superior com o Conceito Institucional, dado durante o processo de recredenciamento da Universidade, o qual busca verificar se as instituições atendem aos padrões necessários para a oferta de um ensino de qualidade. São avaliados diversos indicadores, que passam pelo corpo docente, atividades de ensino, pesquisa e extensão, infraestrutura, entre outros.

No último recredenciamento como Universidade, a Unisanta recebeu do MEC o Conceito Institucional 4, numa escala de 1 a 5.

Guia do Estudante – A Unisanta se destaca mais uma vez entre as melhores Universidades do País, com 22 cursos estrelados pelo Guia do Estudante – Melhores Universidades 2017, da Editora Abril, um reconhecimento nacional da busca constante da Instituição pela excelência no ensino.

Os cursos avaliados com 4 estrelas (de 1 a 5) foram: Administração, Ciências Biológicas – Biologia Marinha (Bacharelado), Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Fisioterapia e Pedagogia (Licenciatura).

O curso de Ciências Contábeis foi um dos destaques desta edição, passando de 3 estrelas (2016) para 4 (2017). A Educação Física (Bacharelado) foi avaliada pela 1ª vez e obteve nota 4. Ciências Biológicas (Bacharelado) também estreou na avaliação, com nota 3. Os demais cursos com quatro estrelas mantiveram seus excelentes resultados obtidos no ano passado.

3 estrelas – Também se destacaram os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Jornalismo, Odontologia e Publicidade e Propaganda, que receberam três estrelas do Guia. Alguns cursos mantidos pela Instituição e com os mais elevados conceitos de qualidade deixam de ser avaliados, uma vez que ainda não são alvos do ranking do Guia.

Participam da avaliação cursos superiores de instituições públicas e particulares de todo o Brasil, com exceção dos cursos tecnólogos, pois com suas nomenclaturas diversas, o Guia do Estudante encontra dificuldades de enquadrá-los entre si, com mesmas definições para avaliá-los.

1º lugar em Pesquisas Científicas

A Unisanta mantém posições de destaque em outros rankings, como a primeira em pesquisas científicas segundo o Google Schollar Citations Profiles, está entre as primeiras em avaliações do MEC, mercado de trabalho e primeira em preferência popular (TOP of Mind A Tribuna, pela décima vez consecutiva), entre outros quesitos.

Os dados do Google Scholar Citations Profiles são utilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fafesp). O Ranking Web ou Webometrics é considerado o maior ranking do ensino superior. É divulgado desde 2004 duas vezes por mês, de “maneira independente, livre e objetiva”.   A responsabilidade é do Cybermetrics Lab (Spanish National Research Council, CSIC).

O ranking mundial registra os 3.000 pesquisadores brasileiros com maior índice de produtividade de pesquisas de qualidade. A presença da Universidade analisada (item presence) leva em conta também a página oficial de divulgação científica da universidade no site institucional.

1º lugar da Baixada no Ranking Universitário Folha (RUF) na Baixada Santista

Mais um diferencial da Unisanta, divulgado pela Folha de S.Paulo, confirma o prestígio e a qualidade de ensino da Universidade na Baixada Santista e no País.

Entre 195 universidades avaliadas, a Unisanta está em primeiro lugar no ranking geral da Região, com 21 posições acima da segunda colocada e 45 posições à frente da terceira, considerando instituições regionais, sem outras sedes na Capital, interior e/ou em outros estados brasileiros.

Os critérios avaliados foram: pesquisas científicas, ensino, mercado de trabalho, inovação e internacionalização. O resultado foi divulgado dia 18/9/17, pelo jornal Folha de S. Paulo.