A situação delicada vivida por alguns dos clubes situados na Ponta da Praia, em Santos (SP), tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Arquitetura de Edison Fortunato de Souza, foi referência para a matéria Tese defendia unificação das agremiações, publicada no jornal A Tribuna de 17 de agosto de 2008, na página A-10, Editoria Local.
O trabalho, intitulado Proposta de Fortalecimento, Sustentabilidade e Competitividade para os Clubes da Ponta da Praia, segundo a reportagem, atentava para a pressão exercida por construtoras e a falta de iniciativa das instituições para aumentar os rendimentos. A fusão, portanto, era a saída, conforme entendeu o repórter César Miranda, autor da matéria.

O desenvolvimento do TCC, de acordo com o jornal, incentivava um projeto arquitetônico que visasse a criação de um “novo clube”, até com a construção de um centro de eventos, torre hoteleira e shopping, o que “ainda traria um fluxo de pessoas”, conforme Edison Fortunato.

A idéia, no entanto, não andou para frente. Segundo a reportagem, após entrevista com o ex-aluno da Unisanta, os presidentes dos clubes envolvidos — Saldanha da Gama, Regatas Santista, Vasco da Gama e Internacional (o único sem dívidas) simpatizaram com o plano, mas, “por orgulho e vaidade”, não deram prosseguimento à fusão.