Elas são divertidas. Sabem rir delas mesmas. Falam e gesticulam, todas, ao mesmo tempo. Como o vinho, que fica melhor a cada outono, aprenderam que também com elas o tempo é generoso. Onze mulheres, onze histórias de vida. Doze fotografias. E um calendário. Assim começa a reportagem sobre o projeto Garotas do Calendário, desenvolvido por recém-formadas do curso de Gerontologia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), e que ganhou uma página inteira no Jornal A Tribuna, desta quarta-feira (28).

Com o objetivo de valorizar a imagem da Terceira Idade, o projeto das ex-alunas Cristina Camargo de Almeida e Ivete Lúcia Freitas Ferreira reuniu 11 mulheres do Centro de Convivência (Cecon) da Terceira Idade Alegria de Viver de São Vicente. Elas foram selecionadas, entre 24 candidatas, pelos professores do curso de Gerontologia Chiou Ruey Ling e Ricardo Silvestre Micheli.

As imagens, reunidas em um calendário, foram tiradas em diferentes pontos turísticos da Cidade, como Horto Municipal, Igreja Matriz e Deck de Pesca. De acordo com a reportagem, o projeto já rendeu frutos e o calendário do próximo ano será desenvolvido em novembro. As fotos serão tiradas em equipamentos da Secretaria de Cidadania e Ação Social (Secias) de São Vicente, apresentando outros projetos desenvolvidos no Município.

Para o idealizador e coordenador do curso de Gerontologia, Carlos Alberto Moraes, a idéia inicial foi de envolvimento, de dignificar o idoso, à medida que o leva a se perceber, a se gostar. “Foi um sucesso”, reconheceu Moraes na entrevista.