O Prof. Ms. Paulo de Salles Penteado Sampaio, do curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi entrevistado pela revista Beach & CO. A edição de número 92, que foi publicada dia 17 de fevereiro, tratou sobre o estudo de levantamento da vegetação de restinga de Itaguaré – SP.
Na matéria, o professor conta que um levantamento completo da área de Bertioga (em especial de Itaguaré), foi desenvolvido de 1998 a 2006, por ele e pelas pesquisadoras Suzana Martins e Lucia Rossi, do Instituto de Botânica de São Paulo, no qual se constatou que na região há 611 espécies pertencentes a 351 gêneros e 106 famílias da fauna.

Em um dos trechos da sua entrevista, Paulo Penteado fala sobre os dados de sua pesquisa: “As grandes áreas de restinga ainda intactas em Bertioga encontram-se fora de Unidades de Conservação e, em sua maioria, estão ameaçadas pelo avanço de áreas urbanas e empreendimentos imobiliários. A conservação destes ecossistemas e dos gradientes ecológicos entre as praias e a Serra do Mar é necessária para garantir a conservação dos recursos genéticos da flora local."

Os dados do estudo despertaram o interesse da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que, por meio de parceria entre a FF (Fundação Florestal) e o IF (Instituto Florestal), e com o apoio do Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil, iniciou o ‘Diagnóstico Socioeconômico, Ambiental e Cultural do Polígono Bertioga’ para criação da Unidade de Conservação, com previsão de ser formalizada, no próximo mês de março.

O estudo dos pesquisadores serviu de base para que a Fundação Florestal e a WWF (Organização Não-Governamental Brasileira dedicada à conservação da natureza) fizessem a criação da primeira Unidade de Conservação de Restinga da Baixada Santista.