Segundo Mohamed Habib, calor e chuva são dois grandes responsáveis pelo aumento da proliferação dos insetos

O professor de mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Mohamed Habib, foi consultado pelo site do jornal A Tribuna sobre os motivos de a proliferação de insetos ser mais alta nesta época do ano. Segundo Habib, o calor e a chuva são dois dos principais responsáveis pela proliferação e a presença maior dos insetos é vista tanto na primavera quanto no verão.

A matéria foi publicada no site do jornal no último domingo (29), na editoria Cidades. O professor da Unisanta explicou que, na primavera, pelo fato de árvores ficarem floridas e mais frutíferas, muitos insetos aparecerem para se alimentar de plantas. “E devido à chuva, por conta do calor, o solo se torna mais úmido, a grama, mais verde, favorecendo a vida dos insetos, pois suas atividades metabólicas do inseto ficam mais acelerada no calor. Não é que seja uma espécie de alarme e, a partir daí, eles saem para reproduzir. Mas trata-se de um processo lento e sincronizado com a primavera e o verão”.

Com relação à transmissão de doenças, Habib diz que podem acontecer através de vetores mecânicos, que contaminam alimentos após suas patas entrarem em contato com a comida (baratas, formigas ou moscas), com o corpo e objetos de uso pessoal ou por vetores biológicos, que têm o micróbio dentro do corpo, como os mosquitos, que picam e transmitem a doença (Aedes aegypti).

O professor ainda fez recomendações para aqueles que querem evitar contato com insetos em casa. “É essencial colocar telas nas janelas. Elas permitem iluminação e ventilação, mas não deixam o inseto entrar. Nas portas, devemos colocar um protetor, uma espécie de veda-porta. Sem falar, é claro, em limpeza. Todo ambiente sujo favorece os insetos”.

Veja a matéria completa.