O docente do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Willy Ank de Morais, foi destaque na página 50, na editoria “palestras” da revista Tubo e Cia. A matéria sobre a Jornada de Tecnologia dos Expositores, com o título “Techshow discute inovações tecnológicas”, explica como foram os três dias de feira, que ocorram de 6 a 8 de outubro de 2009.
“Resolução prática de problemas industriais utilizando Redes Neurais: quantificando e prevendo a influência dos parâmetros de produção e qualidade de produtos”, esse foi o tema da palestra ministrada pelo professor Morais, juntamente com Herbert Christian Borges, da Usiminas Cubatão.
Os dois abordaram uma nova metodologia de análise de dados, baseada no emprego de algoritmos que simulam o funcionamento do cérebro humano, conhecidos como Redes Neurais Adaptativas (RNAs), hoje disponíveis com relativa facilidade, mas ainda não totalmente conhecidas.
Informe a revista Tubo e Cia: O professor Morais também ministrou a palestra “Aplicação de materiais metálicos para produção de tubos soldados”, em conjunto com Michel Zviebiel, da SSAB. O tema foi dividido entre as áreas acadêmica e industrial e visou demonstrar que existem varias categoria de materiais, das quais os metais e desses em particular o aço, possuem características mecânicas bastante atraentes e flexíveis, alem de baixo custo e que permitem grande aplicação na indústria de tubos.